Home Maranhão São Luís CAEMA faz correção de sub-adutora após rompimento em barragem

CAEMA faz correção de sub-adutora após rompimento em barragem

CAEMA faz correção de sub-adutora após rompimento em barragem

Rompeu no fim da tarde desta quarta-feira (25) a tubulação da sub-adutora de 900mm que abastece a área Itaqui Bacanga. A água chegou a 15 metros de altura e atrapalhou o trânsito no local. O prazo para execução da manutenção é para a noite desta sexta-feira (27).

Segundo a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA), foram tomadas as providências iniciais imediatas para a correção, com aberturas de registros e manobras para evitar desperdício de água e início da etapa de manutenção corretiva.

Nesta quarta foi iniciada a contenção do vazamento e esgotamento da linha; os reparos seguem nesta quinta-feira (26). A CAEMA disse ter detectado a necessidade de troca de tubulação ainda no último rompimento e, desde então, vem tomando as providências para a fabricação de tubulação apropriada e outras medidas técnicas.

Devido ao rompimento, a operação de troca de tubulação, programada para janeiro, foi antecipa e está acontecendo neste momento. Os bairros da área Itaqui-Bacanga estão sendo abastecidos por meio de carros-pipa até que o abastecimento seja completamente restabelecido.

Devido à complexidade da manutenção, a Concessionária de Energia Elétrica também foi acionada e está dando suporte à operação. A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) também foi chamada para disciplinar o trânsito por conta do tráfego de máquinas pesadas.