Demolido prédio “Balança mas não cai”

Foi concluída esta semana, a demolição do prédio Santa Luzia, popularmente conhecido como “Balança mas não cai”, no bairro São Francisco. O serviço, executado por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh).

O prédio, que apresentava estruturas deterioradas, foi eliminado da paisagem do bairro do São Francisco, tranquilizando moradores, comerciantes e transeuntes. Construído em 1990, o prédio de oito pavimento, por seu estado de abandono, era uma  ameaça crescente no bairro, principalmente no período de chuvas. Foi durante esta estação que ganhou o nome popular. A demolição do prédio Santa Luzia gerou, pelos cálculos da Semurh, mais de 1.900 toneladas de escombros, transferidos em caçambas para locais adequados para o descarte.

Iniciado em setembro deste ano, os serviços de demolição do prédio foi o primeiro desta natureza executado pelo poder público municipal. Os serviços foram iniciados de maneira manual com uso de martelete leve.

Segundo Mádison Leonardo, a demolição manual foi a forma mais adequada, também para não elevar o grau de risco de desabamento do prédio durante a demolição de colunas, pisos e paredes. As equipes demoliram a partir do piso superior, com cuidado de utilizar escoramento em todos os sete níveis de piso inferiores. Com a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), os trabalhadores realizaram os serviços sem registrar incidentes. Todo o trabalho foi acompanhado pela Blitz Urbana.