PMMA diz que “não compactua” com conduta de policial durante abordagem a mulher

A Polícia Militar do Maranhão lançou nota informando que vão ser adotados, pela Corregedoria da PM, os procedimentos administrativos cabíveis a respeito da tentativa de condução de uma mulher no último sábado (30), na região Itaqui-Bacanga.

Por meio de imagens de celular feitas por populares, é possível ver o momento em que um policial do 1° Batalhão de Polícia Militar tenta colocar uma mulher, que não teve o nome divulgando, dentro da viatura. Ele chega a por a mão embaixo da saia dela na tentativa de colocá-la no veículo. Não foi informado o motivo da abordagem.

Em nota, a PM disse que “não compactua ou mesmo legitima tais condutas, cujas ações em nada coadunam com os princípios profissionais e éticos que orientam as atividades dos integrantes da corporação”. Já a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), disse que solicitou à Corregedoria Geral da Segurança Pública a devida apuração e segue acompanhando o caso.

A Sedihpop e a Corregedoria da PMMA dispõem de canal de Ouvidoria para denúncias em
casos de arbitrariedades e violação de direitos humanos. Ligações podem ser feitas pelo telefone (98) 99104-4558 ou no endereço: Edifício Clodomir Millet, 2º andar, Calhau – São Luís.