Campanha Dezembro Vermelho é lançada na Praça Benedito Leite

A campanha Dezembro Vermelho foi lançada neste domingo (1º), na Praça Benedito Leite, em São Luís. Com o tema “A luta é compartilhada. A prevenção tem que ser combinada”, a campanha da Secretaria de Estado da Saúde (SES) além de fortalecer as ações de prevenção combinada, também incentiva a testagem regular para o HIV e reforça a importância do diagnóstico precoce como forma de prevenção. O Ministério alerta para o aumento da doença entre pessoas de 15 a 29 anos.

Na campanha de prevenção ao HIV/Aids em razão do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado no dia 1º de dezembro, o Departamento Estadual de IST/Aids e Hepatites Virais da SES, realiza rodas de conversa sobre prevenção combinada, orientação nutricional e distribuição de 30 mil preservativos femininos, masculinos e gel lubrificante. 

De acordo com o levantamento epidemiológico do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), o Maranhão notificou, desde o início da epidemia, em 1980, até outubro de 2019, 21.288 casos de Aids, sendo 62,8% do sexo masculino (13.020 casos) e 33,2% do sexo feminino (8.058 casos).

Na rede estadual da Saúde, durante todo o mês, serão realizadas atividades na Sala de Espera da unidade, distribuição de insumos e ação de testagem rápida para HIV, Sífilis, Hepatite B e C. Na segunda-feira (02), a partir das 8h30, o Hospital Presidente Vagas (HPV), unidade da rede estadual referência em doenças infecto contagiosas, terá programação alusiva ao Dezembro Vermelho.