Home Notícias Saúde Oncologista fala no BDM sobre prevenção e combate ao câncer

Oncologista fala no BDM sobre prevenção e combate ao câncer

Featured Video Play Icon

Você sabia que nesta quarta-feira (27) é lembrado o dia Nacional de Combate ao Câncer? Sobre o assunto o jornalista Adalberto Melo conversou no quadro Bem Viver, do Bom Dia Maranhão, com a oncologista Noeli Gomes.

A saúde do homem é o tema de 2019 do Dia Nacional de Combate ao Câncer. O objetivo é ampliar o conhecimento da população brasileira sobre o câncer, principalmente sobre prevenção. Por isso, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) e o Ministério da Saúde têm desenvolvido estratégias de comunicação e mobilização social para a divulgação da data criada em 1988.

O principal objetivo desta data é alertar a população brasileira sobre os diferentes tipos de tratamentos e, principalmente, como evitar esta doença, considerada a segunda que mais mata no Brasil e no mundo. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 30% das mortes provocadas pelo câncer poderiam ter sido evitadas, caso o paciente tivesse feito o diagnóstico prematuramente, ou com ações preventivas para garantir hábitos de vida mais saudáveis.

No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) é o órgão responsável pela coordenação e desenvolvimento de campanhas e estudos relacionados com esta doença, em parceria com o Ministério da Saúde. Os tipos de câncer que mais afetam os brasileiros são: câncer de pele, próstata, mama, cólon, reto, pulmão e estômago.