Operação Deportex vai simular situações reais de controle da área portuária

O Comando do 4º Distrito Naval, por intermédio da Capitania dos Portos do Maranhão, realiza nos dias 19 e 20 de novembro a “Operação DEPORTEX” – Exercício de Defesa de Porto, no Porto do Itaqui.

Segundo o comandante da Capitania, capitão-de-mar-e-guerra Márcio Dutra, a Marinha do Brasil vai controlar o tráfego marítimo com dois navios de superfície; duas aeronaves militares irão realizar incursões na área portuária e adjacências; além da presença de tropas de fuzileiros navais em pontos sensíveis na área primária do Porto do Itaqui. As demonstrações com as aeronaves estão previstas para acontecer às 15h do dia 20 de novembro.

A operação tem como propósito testar o planejamento inicial, verificar o grau de aprestamento e prontidão das unidades, a preservação do patrimônio portuário, a partir da realização de exercícios específicos, tais como: controle de distúrbio civil, incursões e ataques simulados, controle de avarias, entre outros.

Vai ainda, manter o preparo da tripulação da Capitania dos Portos do Maranhão, navios e fuzileiros navais para atuar em situações reais de controle da área portuária.