Home Maranhão Racismo e Verdade: OAB Maranhão promoverá I Fórum Zumbi dos Palmares

Racismo e Verdade: OAB Maranhão promoverá I Fórum Zumbi dos Palmares

Racismo e Verdade: OAB Maranhão promoverá I Fórum Zumbi dos Palmares

No mês da Consciência Negra, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Maranhão, por meio da Comissão da Verdade da Escravidão Negra e da Escola Superior de Advocacia (ESA), realizará o I Fórum Zumbi dos Palmares com a temática “Debatendo e Desconstruindo o Racismo”. O evento acontece no dia 18 de novembro, a partir da 14h.

O encontro será promovido no auditório da Ordem e tem a finalidade abordar e debater assuntos referentes à escravidão negra e o racismo, no Brasil. Para tanto, o Fórum trará as palestras “Do pelourinho ao eats: analisando as novas epistemologias da escravidão na sociedade brasileira”, com a presidente da Comissão Especial de Promoção da Igualdade Racial da OAB-BA, Dandara Lucas Pinho; e “A importância histórica da Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra da OAB”, com o Presidente da Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Humberto Adami Santos Júnior.

Além disso, durante a solenidade, terá a posse oficial dos membros da Comissão da Verdade da Escravidão da OAB/MA, um momento de homenagem a personalidades negras do mundo Jurídico e a exibição do filme “A negação do Brasil”. As inscrições para o Fórum estão abertas, são gratuitas e podem ser feitas pelo site da ESA. O credenciamento ocorrerá às 14h. Os participantes receberão certificado de 4h.

 PROGRAMAÇÃO

 14h – Credenciamento

15h – Ato de Posse Oficial dos Membros da Comissão da Verdade da Escravidão Negra do Brasil.

15h30 – Homenagem a personalidades negras do mundo Jurídico

16h30 – Exibição do Filme “A Negação do Brasil”

17h – Palestra 01 – “Do pelourinho ao eats: analisando as novas epistemologias da escravidão na sociedade brasileira”, com a presidente da Comissão Especial de Promoção da Igualdade Racial da OAB-BA, Dandara Lucas Pinho.

17h45 – Palestra 02 – “A importância histórica da Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra da OAB”, com o Presidente da Comissão Nacional da Verdade da Escravidão Negra do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e Presidente da Comissão Estadual da Verdade da Escravidão Negra da Seccional da OAB/RJ, Humberto Adami Santos Júnior.