Home Notícias Saúde 300 casos de sífilis registrados este ano na região metropolitana

300 casos de sífilis registrados este ano na região metropolitana

Featured Video Play Icon

Mais de 300 casos de sífilis congênita foram registrados somente este ano na região metropolitana de São Luís, mais da metade foram contabilizados na capital maranhense. A doença que, é transmitida de mãe pra filho durante a gestação, pode provocar uma série de complicações e já é considerada uma epidemia.

Nos últimos 5 anos, mais de 2.800 casos foram registrados de sífilis adquirida, em gestantes e congênitas. A sífilis congênita aumentou cerca de 60% nos últimos dois anos, de acordo com o relatório epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde. De 2014, até metade do ano passado, mais de 50 crianças menores de 1 ano morreram devido à sífilis congênita.

Para o Departamento de Atenção às Infeções Sexualmente Transmissíveis e Hepatites Virais do Estado, o crescimento é uma consequência do tratamento não finalizado pelas pacientes, que hoje é disponibilizado nas unidades básicas de saúde. Uma gestante com sífilis deve tomar, pelo menos, três doses da penicilina, em um intervalo de 7 dias. até 30 dias antes do parto.