Home Maranhão Atletas maranhenses conquistam medalhas no Mundial de Karatê

Atletas maranhenses conquistam medalhas no Mundial de Karatê

Atletas maranhenses conquistam medalhas no Mundial de Karatê

Atletas maranhenses participaram neste fim de semana, em Fortaleza-CE, do 5° Campeonato Mundial de Karatê Esportivo 2019. Mais de 1.800 caratecas de 32 países prestigiaram esta edição. Entre os dias 17 e 20 de outubro, durante 4 dias intensos, a capital cearense sediou a competição, que acontece de dois em dois anos.

Saulo Oliveira, que faz parte do grupo Brasil Krav Fighters e é professor na Academia Combat Center, lutou no dia 17 de outubro e conquistou a medalha de bronze na categoria adulto, faixa preta absoluto. A partir de agora, ele se prepara para competições em 2020, o Campeonato Pan-Americano em Buenos Aires, na Argentina, e o Campeonato Brasileiro.

“Eu me senti orgulhoso de estar representando o Maranhão, dentre vários estados brasileiros e países do mundo todo. Dever concluído e realização, por saber que o nosso trabalho está entre os melhores do mundo e a gente não deve a qualquer país, mesmo com toda a estrutura que eles têm. Trabalhamos aqui mais na raça, na vontade, do que com alguma ajuda de patrocínio”, disse o atleta Saulo Oliveira.

O carateca enfrentou cinco lutas, a primeira contra um iraniano, em seguida três lutas contra brasileiros e a última, que garantiu o terceiro lugar, contra um atleta argentino.

Também maranhense, Gabriel Silva conquistou neste fim de semana, no Ceará, o título de campeão mundial de karatê. Ele é irmão e aluno do sensei Geovan Silvan, um dos técnicos referência no esporte no Maranhão, faixa preta formado pelo sensei Josias Rodrigues. Entre os países que enviaram delegação para o Campeonato Mundial de Karatê, estão: Alemanha, França, Itália, Suíça, Rússia, Romênia, Inglaterra, Estados Unidos e Argentina.

“Na minha categoria, que é a divisão de até 74 quilos, mais de 35 atletas, já inclusos alguns do Brasil, que se classificaram também. É uma grande honra poder trazer esse título pro meu estado, pra minha cidade. Em primeiro lugar, Top 1 do mundo”, comemorou o carateca Gabriel Silva.

No mundial, em Fortaleza, Gabriel enfrentou um brasileiro na primeira luta, e nos confrontos seguintes atletas do Chile, Itália, Romênia e Alemanha. Em maio acontece seletiva da Copa Brasil, no Rio de Janeiro, para selecionar atletas que irão representar o Brasil em Campeonato Pan-Americano em 2020, na Argentina. “A gente vai treinar forte, vamos nos dedicar ainda mais, dobrar os treinamentos, pesquisar e investir em treinos pra poder representar mais uma vez o Brasil fora do país”, afirmou.

Gabriel é campeão estadual no Maranhense, realizado em fevereiro no município da Raposa, e também medalha de bronze no Arnold Sports Festival South America, que aconteceu em São Paulo. Ele também é vice-campeão brasileiro em Trindade-GO.