Home Maranhão Despesas com transporte superam gastos de famílias com alimentação, diz pesquisa

Despesas com transporte superam gastos de famílias com alimentação, diz pesquisa

Featured Video Play Icon

Uma pesquisa que calcula o orçamento das famílias brasileiras mostrou que, pela primeira vez, as despesas com transporte ultrapassaram os gastos com alimentação e habitação no país.

A Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), é o cálculo feito através da média de variação dos itens consumidos mensalmente. Essa média é ponderada com base na representatividade e influência dos produtos na cesta total de consumo das famílias, como o valor dos combustíveis, por exemplo. A pesquisa apontou uma mudança na realidade de gastos das famílias brasileiras previstas para 2020.

Os gastos com transporte serão maiores em relação ao setor alimentício e habitação. Com transportes os gastos devem ultrapassar os 20% (20,8%), alimentação deve ficar em 19%, e com habitação, como gastos com energia elétrica e gás por exemplo, deve ser pouco acima de 15%. No último levantamento feito a alimentação era responsável por quase 25% (24,6) do orçamento familiar, transportes só alcançava os 18% (18,1), e habitação, pouco mais de 16% (16,2).

Houve uma redução da previsão de gastos com a alimentação de quase 27% para 22 e meio por cento (22,5). O de transportes em São Luís quase se manteve, com tímida elevação de 17,3 para 17,7 por cento de previsão de gastos no setor de transporte entre os ludovicenses para o ano de 2020.