Sarampo: Dia D será realizado no próximo dia 19

No dia 19 de outubro, cidades de todo o Brasil farão o Dia D Contra o Sarampo. Em São Luís, a Semus organizará a ação fortalecendo a campanha nacional com funcionamento, pela manhã (das 8h ao meio-dia) das unidades de saúde, e à tarde, das 15h às 19h, vacinadores estarão em postos volantes nos shoppings da Ilha, Rio Anil e São Luís.

Após a primeira etapa de vacinação da faixa etária de seis meses a menores de cinco anos, será realizada a imunização de adultos não vacinados, com idades entre 20 e 29 anos, nos dias 18 e 30 do próximo mês. Para este público, o dia D será 30 de novembro deste ano

No total, 66 postos da rede municipal estão disponíveis das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira, até o dia 25 deste mês para imunizar o público-alvo, restrito a crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade.

O sarampo é uma doença altamente contagiosa, que pode ser transmitida pelo contato com secreções. Os primeiros sintomas são parecidos com os da gripe, mas evoluem ainda para o aparecimento de manchas vermelhas pelo corpo.