HomeMaranhão Rádio Difusora 94,3 FM completa 40 anos

Rádio Difusora 94,3 FM completa 40 anos

Featured Video Play Icon

A primeira emissora de rádio FM no Brasil, a ‘Rádio imprensa’, foi fundada pela empresária Anna Khoury, em 1955. Nessa época, utilizavam essa ‘Frequência Modulada’ apenas para fazer a ligação entre o estúdio e o transmissor de rádio.

Além de ser a dona da Rádio Imprensa (FM), Anna também tinha a Rádio Eldorado (AM), esta, foi repassada a concessão para outros grupos, ela decidiu ficar apenas com a FM, porém, teria que vencer outro desafio, já que no Brasil não existiam receptores de rádio nessa frequência, criou então, a primeira fábrica de aparelhos de FM. Os primeiros aparelhos criados foram alugados por empresas, que colocavam em seus ambientes de trabalho, ideia de sucesso que fez surgir a rádio de música ambiente.

A programação da Rádio Imprensa não tinha locução na época, apenas tocava músicas. Até 1976, foi a única emissora que transmitia em FM, no Rio de Janeiro. A primeira nos estados de Manaus e do Amazonas foi a Rádio Tropical FM, em 1968. No Rio de Janeiro, o Grupo Bel que surgiu em 1969, criou a 98FM, primeira rádio em FM estéreo no Brasil e na América Latina. A partir da década de 70, as rádios FM se multiplicaram em estações de diversos segmentos musicais.

História da Difusora FM

A Difusora FM entrou no ar em 22 de agosto de 1979, sendo a primeira emissora de rádio FM do Maranhão. Inaugurada pelos irmãos Magno Bacelar e Raimundo Bacelar, sua programação, diferente da co-irmã Rádio Difusora AM.