HomeCultura Semana de Cultura Popular acontece em cinco cidades do MA

Semana de Cultura Popular acontece em cinco cidades do MA

Semana de Cultura Popular acontece em cinco cidades do MA

Chegando em sua 31° edição, a Semana de Cultura Popular deste ano será sediada em São Luís, Alcântara, Guimarães, Imperatriz e Açailândia. Com o tema “Diversidade, Patrimônio e Memória”, o evento tem como principais objetivos promover as manifestações artísticas populares e debater sobre a conjuntura da cultura no Maranhão.

Até 2016, todas as edições da Semana haviam sido realizadas somente na capital do estado. Em 2017, o evento aconteceu também em Alcântara. Ano passado, foi a vez da cidade de Guimarães, localizada no litoral ocidental do estado, ser incluída na programação da Semana. Este ano, Imperatriz e Açailândia serão as primeiras representantes do sul do Maranhão.

Cada cidade tem sua programação independente e datas específicas. Por exemplo: em São Luís, as atividades acontecerão entre os dias 21 e 23 de agosto, no Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho; em Alcântara, a Semana ocorrerá entre os dias 22 e 24 deste mês, no Museu Histórico de Alcântara, na Casa do Divino e na Praça da Matriz; já em Imperatriz, a programação começará no dia 20 e encerrará no dia 24, com atividades na UEMA, UemaSul, UFMA e IFMA.

Programação

Em todas as sedes, a programação da Semana de Cultura Popular é marcada por realizações de palestras temáticas, apresentações acadêmicas dos estudantes locais, rodas de discussão e conversa, oficinas, exposições, feiras de artesanato, exibição de filmes, entre outros.

A 31° edição da Semana de Cultura Popular acontece entre os dias 20 e 24 em várias cidades do estado. A programação consiste em debates, rodas de conversa, exposições, oficinas, exibição de documentários, apresentação de trabalhos acadêmicos, entre outras atividades que possibilitarão discussões sobre a rica cultura popular maranhense.