HomeMaranhãoSão Luís Representantes do governo debatem sobre reintegração de posse no Cajueiro

Representantes do governo debatem sobre reintegração de posse no Cajueiro

Representantes do governo debatem sobre reintegração de posse no Cajueiro

Moradores da comunidade Cajueiro protestaram em frente ao Palácio dos Leões, sede do governo do Maranhão, em São Luís. O protesto ocorreu, durante todo o dia desta segunda-feira (12), após o cumprimento judicial da reintegração de posse de mais de 20 casas na comunidade.

Na área, onde está acontecendo a desapropriação, será construído o Porto São Luís, um terminal privado que vai ocupar 200 hectares de terra. A empresa responsável pela obra fez um mapeamento da área e já retirou cerca de 100 famílias que foram indenizadas e firmaram um acordo.

Até a noite desta segunda-feira (12), os moradores afetados estiveram acampados em frente à sede do governo. Em nota o Governo do Maranhão informou que a Secretaria de Direitos Humanos realizou processo de mediação com o Ministério Público, Defensoria Pública e as partes, para contribuir com a construção de uma solução dialogada. E que após a atuação da Secretaria, chegou-se à proposta de reassentamento de todas as famílias que residem no local. Afirmou ainda que esgotado o processo de mediação, cabe ao Estado cumprir a determinação judicial.

Na tarde desta terça-feira (13), ocorre uma coletiva com representantes do governo e a comunidade.