HomeMaranhãoSão Luís Festejo de Nossa Senhora da Glória começa nesta sexta (9)

Festejo de Nossa Senhora da Glória começa nesta sexta (9)

Festejo de Nossa Senhora da Glória começa nesta sexta (9)

A Paróquia de Nossa Senhora da Glória e São Judas Tadeu inicia, nesta sexta-feira (9), o seu principal festejo, o da padroeira da Igreja Matriz, no bairro Alemanha, em São Luís. A festa de Nossa Senhora da Glória terá duração de 10 dias, se estendendo até 18 de agosto com vasta programação religiosa e cultural. Com o tema “Missionários de casa em casa com Jesus e Maria” e o lema “Uma só coisa é importante. Maria escolheu a melhor parte! ” (Lc 10,42), a paróquia espera reunir todas as comunidades e fiéis de São Luís em torno da Palavra de Deus.

“O festejo desse ano também é uma preparação para o grande Ano Missionário da Arquidiocese de São Luís, que será em 2020 e o desejo de unidade fraterna entre todas as comunidades, para que todos sejam um”, diz o pároco, frei Bernardo OFM.

Para cada dia de celebração, haverá um subtema. De 09 a 17 acontecerá o Novenário em preparação para a grande Festa da Assunção. No dia 15, nossa padroeira receberá a visita do Padroeiro do Maranhão, São José de Ribamar – um dos pontos altos da festa em louvor a Nossa Senhora da Glória; no dia 17, a missa será conduzida por Dom Esmeraldo, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Luís; já no encerramento do festejo, dia 18, a missa será presidida por Dom Belisário, arcebispo de São Luís.

Cada noite, uma Comunidade da Paróquia será responsável pela liturgia e atividades pós-missa. No dia da abertura (9), haverá alvorada pela manhã, café partilhado, novena, adoração ao Santíssimo e celebração eucarística. Além da programação religiosa, terá o largo cultural fraterno, com brechó “Glorioso”, espaço para criançada e uma atração todas as noites.

Este ano, em específico, o tema principal da festa em louvor a Nossa Senhora da Glória também está em sintonia com o 4º Congresso Vocacional do Brasil que será realizado de 05 a 08 de setembro, no Centro de Eventos do Santuário Nacional Nossa Senhora de Aparecida, em Aparecida (SP). Segundo a equipe organizadora do festejo, o estudo do tema “Vocação e Discernimento” deseja refletir sobre a necessidade da oração em prol das vocações e acima de tudo expandir a temática para todos os âmbitos eclesiais e sociais.

A Igreja da Glória também reza nestes dias de festejo pela Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a Região Pan-Amazônica de 6 a 27 de outubro de 2019, convocada pelo Papa Francisco. O tema do Sínodo é “Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”, apresentando uma série de desafios para o futuro da Igreja Católica e da própria Amazônia.

IDENTIDADE VISUAL E CHÁ DE NOSSA SENHORA DA GLÓRIA (8)

A proposta da identidade visual do material publicitário do Festejo da Glória (cartazes, camisas, folhetos, etc), também foi pensada dialogando com os objetivos do tema e lema do festejo 2019, que é o de unir e integrar as comunidades, além de propiciar reflexões e boas lembranças.

“No layout, temos as duas igrejas que dão nome à paróquia Nossa Senhora da Glória e São Judas Tadeu como base de nossa missão, além da nossa realidade social e a homenagem à quatro grandes frades importantes para a constituição de nossa paróquia: Frei José, Frei Godofredo, Frei André e Frei Eurico, todos eles deixaram memórias eternas em todas as comunidades”, explica David Guilhon, design responsável pela criação.

“Frei José, Frei Godofredo e Frei André representam os três setores missionários da Paróquia Nossa Senhora da Glória e São Judas Tadeu – cada setor abrange quatro comunidades, totalizando doze comunidades. E Frei Eurico escreveu uma importante obra histórica sobre a presença dos franciscanos nos estados do Maranhão e Piauí”, relembra frei Bernardo, sobre a especial escolha dos quatro frades.

Nesse clima de agregar as comunidades, antes da abertura oficial do festejo, teremos ainda o tradicional Chá de Nossa Senhora da Glória. Em sua 19 º edição, o chá será realizado na quinta-feira (8), a partir das 19h, no Salão Paroquial da Igreja Matriz, na Alemanha. Participando do Chá, você estará ajudando nas obras da igreja. O valor simbólico é R$ 15,00.

PROGRAMAÇÃO FESTEJO DA GLÓRIA

NOVENÁRIO

09 DE AGOSTO (SEXTA-FEIRA)
“Uma Igreja que acolhe” (Frei Pacheco OFM)
06:00h – Alvorada / Café Partilhado
19:00h – Novena
19:30h – Santa Missa
Liturgia: Liturgia Paroquial
Convidados: Apostolado da Oração, Hospital Getúlio Vargas e Escolas: Luís Viana, Miguel Lins e Estado de Alagoas.
Atração Cultural: Banda AWÊRE

10 DE AGOSTO (SÁBADO)
“Missionário: um discípulo que serve” (Frei Nielsen OFM)
19:00h – Novena
19:30h – Santa Missa
Liturgia: Comunidade São Miguel
Convidados: Legião de Maria, Pastoral da Criança, Hospital da Criança e HEMOMAR, Grupo Amigos para Sempre.
Atração Cultural: Banda PARRESIA

11 DE AGOSTO (19º DOMINGO – TC) – DIA DAS VOCAÇÕES MATRIMONIAIS
“Uma Igreja que cuida das famílias” (Frei Azevedo OFM)
07:30h – Santa Missa da Comunidade
19:00h – Novena
19:30h – Santa Missa
Liturgia: Comunidades: N. Sra. Aparecida e São Raimundo VP
Convidados: Pastoral Familiar, Equipes de Nossa Senhora, Ordem Franciscana Secular e Juventude Franciscana
Atração Cultural: Banda SÓ NA FÉ

12 DE AGOSTO / SEGUNDA FEIRA
“Missionários: testemunhas da vitória de Cristo” (Frei Bernardo OFM)
19:00h – Novena
19:30h – Santa Missa
Liturgia: Comunidade São Judas
Convidados: Terço dos Homens, PASCOM, Escolas: Sagarana II, Margarida Pires Leal e SESI, educadores e educadoras, Escola Frei Alberto.
Atração Cultural: Ivan (MPB) – Comunidade Penha

13 DE AGOSTO / TERÇA FEIRA
“Igreja: Casa de Caridade” (Pe Hamilton)
12:00h – Missa Votiva de Nossa Senhora de Fátima
19:00h – Novena
19:30h – Santa Missa
Liturgia: Comunidades São Francisco Alemanha e Sagrado Coração de Jesus
Convidados: Diáconos da Arquidiocese, Forania São Judas Tadeu, Pastoral do Dízimo, Guarda Municipal e Policiais Militares.
Atração Cultural: Grupo de dança Comunidade Santana – Thiago

14 DE AGOSTO / QUARTA FEIRA
“Mártires: missionários que deram a vida por amor” (Pe. Cláudio Correa)
19:00h – Novena
19:30h – Santa Missa
Liturgia: Comunidades Santa Júlia e Francisco de Assis – Barreto
Convidados: Centro Beneficente N.Sra. da Glória, servidores públicos e comerciantes, União de Moradores do Caratatiua – Escola Rosa de Maio e ECC (Encontro de Casais com Cristo)
Atração Cultural: Fernando (MPB)

15 DE AGOSTO / QUINTA FEIRA
“Igreja: casa de perdão” (Frei Bernardo OFM)
19:00h – Novena
19:30h – Santa Missa
Liturgia: Comunidade Nossa Senhora da Vitória
Convidados: Religiosos, Religiosas, Vocacionados e benfeitores, Ministros da Eucaristia e da Palavra, Coroinhas e Cerimoniários, CAS (Centro de Ensino e Apoio às pessoas com surdez), Pastoral do Surdo.
Atração Cultural: BANDA MAÊVA

16 DE AGOSTO / SEXTA FEIRA
“Missionários: fiéis aos desígnos de Deus” (Frei Francisco Azevedo)
19:00h – Novena
19:30h – Santa Missa
Liturgia: Comunidades São Raimundo – Jordoa e São Luís Gonzaga – Túnel
Convidados: Áreas missionárias da Glória, MEJ (Movimento Eucarístico Jovem), EJNS (Equipes Jovens de Nossa Senhora), Hospital Genésio Rego, profissionais da saúde e Vovós Corujas.
Atração Cultural: NOITE DA VOVÓ

17 DE AGOSTO / SÁBADO
“Uma Igreja que ouve e pratica a Palavra de Deus” (Dom Esmeraldo)
09:00h – Missa dos Idosos
15:00h – Missa com as crianças
16:00h – Tarde Alegre – Catequese Paroquial.
19:00h – Novena
19:30h – Santa Missa
Liturgia: Comunidade Nossa Senhora da Glória
Convidados: Catequese, RCC (Renovação Carismática Católica), Comunidade Católica Shalom, Fraternidade O Caminho, Comissão (Iniciação à vida Cristã) IVC, Juventudes e Universitários.
Atração Cultural: DJ MOISÉS

18 DE AGOSTO/ DOMINGO – DIA DAS VOCAÇÕES RELIGIOSAS
07:30h – Missa da Comunidade
16:30h – Concentração com louvores para saída da Procissão: Largo Frei José, em frente à Vitória – Vila Palmeira
17:00h – Procissão
18h30h – Missa Campal – Dom Belisário – ( Igreja da Glória, Alemanha)
Liturgia: Pastoral Litúrgica Paroquial
Convidados: Todas as Comunidades, grupos, movimentos e pastorais
Atração Cultural: Banda ARRASTA FÉ