Festejo de Nossa Senhora da Glória começa nesta sexta (9)

A Paróquia de Nossa Senhora da Glória e São Judas Tadeu inicia, nesta sexta-feira (9), o seu principal festejo, o da padroeira da Igreja Matriz, no bairro Alemanha, em São Luís. A festa de Nossa Senhora da Glória terá duração de 10 dias, se estendendo até 18 de agosto com vasta programação religiosa e cultural. Com o tema “Missionários de casa em casa com Jesus e Maria” e o lema “Uma só coisa é importante. Maria escolheu a melhor parte! ” (Lc 10,42), a paróquia espera reunir todas as comunidades e fiéis de São Luís em torno da Palavra de Deus.

“O festejo desse ano também é uma preparação para o grande Ano Missionário da Arquidiocese de São Luís, que será em 2020 e o desejo de unidade fraterna entre todas as comunidades, para que todos sejam um”, diz o pároco, frei Bernardo OFM.

Para cada dia de celebração, haverá um subtema. De 09 a 17 acontecerá o Novenário em preparação para a grande Festa da Assunção. No dia 15, nossa padroeira receberá a visita do Padroeiro do Maranhão, São José de Ribamar – um dos pontos altos da festa em louvor a Nossa Senhora da Glória; no dia 17, a missa será conduzida por Dom Esmeraldo, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Luís; já no encerramento do festejo, dia 18, a missa será presidida por Dom Belisário, arcebispo de São Luís.

Cada noite, uma Comunidade da Paróquia será responsável pela liturgia e atividades pós-missa. No dia da abertura (9), haverá alvorada pela manhã, café partilhado, novena, adoração ao Santíssimo e celebração eucarística. Além da programação religiosa, terá o largo cultural fraterno, com brechó “Glorioso”, espaço para criançada e uma atração todas as noites.

Este ano, em específico, o tema principal da festa em louvor a Nossa Senhora da Glória também está em sintonia com o 4º Congresso Vocacional do Brasil que será realizado de 05 a 08 de setembro, no Centro de Eventos do Santuário Nacional Nossa Senhora de Aparecida, em Aparecida (SP). Segundo a equipe organizadora do festejo, o estudo do tema “Vocação e Discernimento” deseja refletir sobre a necessidade da oração em prol das vocações e acima de tudo expandir a temática para todos os âmbitos eclesiais e sociais.

A Igreja da Glória também reza nestes dias de festejo pela Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a Região Pan-Amazônica de 6 a 27 de outubro de 2019, convocada pelo Papa Francisco. O tema do Sínodo é “Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”, apresentando uma série de desafios para o futuro da Igreja Católica e da própria Amazônia.

IDENTIDADE VISUAL E CHÁ DE NOSSA SENHORA DA GLÓRIA (8)

A proposta da identidade visual do material publicitário do Festejo da Glória (cartazes, camisas, folhetos, etc), também foi pensada dialogando com os objetivos do tema e lema do festejo 2019, que é o de unir e integrar as comunidades, além de propiciar reflexões e boas lembranças.

“No layout, temos as duas igrejas que dão nome à paróquia Nossa Senhora da Glória e São Judas Tadeu como base de nossa missão, além da nossa realidade social e a homenagem à quatro grandes frades importantes para a constituição de nossa paróquia: Frei José, Frei Godofredo, Frei André e Frei Eurico, todos eles deixaram memórias eternas em todas as comunidades”, explica David Guilhon, design responsável pela criação.

“Frei José, Frei Godofredo e Frei André representam os três setores missionários da Paróquia Nossa Senhora da Glória e São Judas Tadeu – cada setor abrange quatro comunidades, totalizando doze comunidades. E Frei Eurico escreveu uma importante obra histórica sobre a presença dos franciscanos nos estados do Maranhão e Piauí”, relembra frei Bernardo, sobre a especial escolha dos quatro frades.

Nesse clima de agregar as comunidades, antes da abertura oficial do festejo, teremos ainda o tradicional Chá de Nossa Senhora da Glória. Em sua 19 º edição, o chá será realizado na quinta-feira (8), a partir das 19h, no Salão Paroquial da Igreja Matriz, na Alemanha. Participando do Chá, você estará ajudando nas obras da igreja. O valor simbólico é R$ 15,00.

PROGRAMAÇÃO FESTEJO DA GLÓRIA

NOVENÁRIO

09 DE AGOSTO (SEXTA-FEIRA)
“Uma Igreja que acolhe” (Frei Pacheco OFM)
06:00h – Alvorada / Café Partilhado
19:00h – Novena
19:30h – Santa Missa
Liturgia: Liturgia Paroquial
Convidados: Apostolado da Oração, Hospital Getúlio Vargas e Escolas: Luís Viana, Miguel Lins e Estado de Alagoas.
Atração Cultural: Banda AWÊRE

10 DE AGOSTO (SÁBADO)
“Missionário: um discípulo que serve” (Frei Nielsen OFM)
19:00h – Novena
19:30h – Santa Missa
Liturgia: Comunidade São Miguel
Convidados: Legião de Maria, Pastoral da Criança, Hospital da Criança e HEMOMAR, Grupo Amigos para Sempre.
Atração Cultural: Banda PARRESIA

11 DE AGOSTO (19º DOMINGO – TC) – DIA DAS VOCAÇÕES MATRIMONIAIS
“Uma Igreja que cuida das famílias” (Frei Azevedo OFM)
07:30h – Santa Missa da Comunidade
19:00h – Novena
19:30h – Santa Missa
Liturgia: Comunidades: N. Sra. Aparecida e São Raimundo VP
Convidados: Pastoral Familiar, Equipes de Nossa Senhora, Ordem Franciscana Secular e Juventude Franciscana
Atração Cultural: Banda SÓ NA FÉ

12 DE AGOSTO / SEGUNDA FEIRA
“Missionários: testemunhas da vitória de Cristo” (Frei Bernardo OFM)
19:00h – Novena
19:30h – Santa Missa
Liturgia: Comunidade São Judas
Convidados: Terço dos Homens, PASCOM, Escolas: Sagarana II, Margarida Pires Leal e SESI, educadores e educadoras, Escola Frei Alberto.
Atração Cultural: Ivan (MPB) – Comunidade Penha

13 DE AGOSTO / TERÇA FEIRA
“Igreja: Casa de Caridade” (Pe Hamilton)
12:00h – Missa Votiva de Nossa Senhora de Fátima
19:00h – Novena
19:30h – Santa Missa
Liturgia: Comunidades São Francisco Alemanha e Sagrado Coração de Jesus
Convidados: Diáconos da Arquidiocese, Forania São Judas Tadeu, Pastoral do Dízimo, Guarda Municipal e Policiais Militares.
Atração Cultural: Grupo de dança Comunidade Santana – Thiago

14 DE AGOSTO / QUARTA FEIRA
“Mártires: missionários que deram a vida por amor” (Pe. Cláudio Correa)
19:00h – Novena
19:30h – Santa Missa
Liturgia: Comunidades Santa Júlia e Francisco de Assis – Barreto
Convidados: Centro Beneficente N.Sra. da Glória, servidores públicos e comerciantes, União de Moradores do Caratatiua – Escola Rosa de Maio e ECC (Encontro de Casais com Cristo)
Atração Cultural: Fernando (MPB)

15 DE AGOSTO / QUINTA FEIRA
“Igreja: casa de perdão” (Frei Bernardo OFM)
19:00h – Novena
19:30h – Santa Missa
Liturgia: Comunidade Nossa Senhora da Vitória
Convidados: Religiosos, Religiosas, Vocacionados e benfeitores, Ministros da Eucaristia e da Palavra, Coroinhas e Cerimoniários, CAS (Centro de Ensino e Apoio às pessoas com surdez), Pastoral do Surdo.
Atração Cultural: BANDA MAÊVA

16 DE AGOSTO / SEXTA FEIRA
“Missionários: fiéis aos desígnos de Deus” (Frei Francisco Azevedo)
19:00h – Novena
19:30h – Santa Missa
Liturgia: Comunidades São Raimundo – Jordoa e São Luís Gonzaga – Túnel
Convidados: Áreas missionárias da Glória, MEJ (Movimento Eucarístico Jovem), EJNS (Equipes Jovens de Nossa Senhora), Hospital Genésio Rego, profissionais da saúde e Vovós Corujas.
Atração Cultural: NOITE DA VOVÓ

17 DE AGOSTO / SÁBADO
“Uma Igreja que ouve e pratica a Palavra de Deus” (Dom Esmeraldo)
09:00h – Missa dos Idosos
15:00h – Missa com as crianças
16:00h – Tarde Alegre – Catequese Paroquial.
19:00h – Novena
19:30h – Santa Missa
Liturgia: Comunidade Nossa Senhora da Glória
Convidados: Catequese, RCC (Renovação Carismática Católica), Comunidade Católica Shalom, Fraternidade O Caminho, Comissão (Iniciação à vida Cristã) IVC, Juventudes e Universitários.
Atração Cultural: DJ MOISÉS

18 DE AGOSTO/ DOMINGO – DIA DAS VOCAÇÕES RELIGIOSAS
07:30h – Missa da Comunidade
16:30h – Concentração com louvores para saída da Procissão: Largo Frei José, em frente à Vitória – Vila Palmeira
17:00h – Procissão
18h30h – Missa Campal – Dom Belisário – ( Igreja da Glória, Alemanha)
Liturgia: Pastoral Litúrgica Paroquial
Convidados: Todas as Comunidades, grupos, movimentos e pastorais
Atração Cultural: Banda ARRASTA FÉ