HomeMaranhão Atletas que iriam para JUBs alegam que UFMA “não liga para a prática esportiva”

Atletas que iriam para JUBs alegam que UFMA “não liga para a prática esportiva”

Atletas que iriam para JUBs alegam que UFMA “não liga para a prática esportiva”

Atletas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) usaram as redes sociais para expressar indignação com suposta falta de apoio da Instituição à prática de esportes. Equipes alegam terem sido classificadas para representar a Universidade na etapa regional dos Jogos Universitários Brasileiros JUBs em Manaus-AM, a viagem deveria acontecer nesta segunda-feira (05), o que não ocorreu.

Atletas divulgaram nota de repúdio pela suposta falta de incentivo ao esporte.

“Estamos falando de uma universidade que não liga para a prática esportiva. Falta material para nossos treinos, e aquele que existe nos é retirada a possibilidade de usufruí-lo; nossos uniformes estão velhos e surrados, e não podemos renová-los, pois nos é dito que para mudar para um, ter-se-ia que mudar para todos – porém o custo da manufatura dos uniformes seria de inteira responsabilidade dos alunos-atletas”, diz a nota de repúdio.

Segundo os atletas, “os técnicos hoje fazem um trabalho voluntário, sem receber nada pelo tempo e serviço prestado para a universidade”.

Seleção de Futsal Feminino da UFMA, que terminou o JUM’s de 2019 em 3° lugar.

Na segunda-feira (05), um novo posicionamento foi feito pelos universitários. “A seleção de Futsal Feminino da UFMA, que terminou o JUM’s de 2019 em 3° lugar, vem aqui por meio desta nota demonstrar seu total descontentamento em relação ao descaso com o desporto universitário na Universidade Federal do Maranhão, garantindo nosso direito de manifestar a favor dos nossos colegas atletas classificados para o JUB’s Conferencia Norte, sendo estes Handebol Masculino (o único que irá representar a UFMA) / Futsal Masculino / Basquete Masculino e Feminino / Vôlei Masculino”, diz a publicação feita em uma rede social.

Sobre o assunto, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) lançou nota de esclarecimento. Confira abaixo o pronunciamento da Instituição na íntegra:

Tendo em vista a participação dos atletas da Universidade Federal do Maranhão nos Jogos Universitários Brasileiros 2019 – Conferência Norte, em Manaus, a Instituição esclarece que, diante do contingenciamento orçamentário pelo qual as universidades passam, envidou todos os esforços em busca de parcerias com os setores públicos e privados, a fim de que os atletas aptos para a competição pudessem participar. Entretanto, somente nesta segunda-feira, 5 de agosto, quando seria a viagem, foram recebidas as últimas respostas negativas à solicitação de auxílio.

A Universidade esclarece ainda que o time de handebol feminino não alcançou a classificação necessária para disputar os Jogos Universitários Brasileiros 2019 – Conferência Norte.

Superando as dificuldades, também decorrentes da distância e deslocamento exclusivamente aéreo, a UFMA garantiu a ida de uma equipe para participar do campeonato: o Handebol Masculino, se fazendo presente no JUBs regional.

A UFMA entende que a prática esportiva no meio acadêmico é de grande importância, e nunca deixou de apoiar e incentivar o esporte.