HomeMaranhãoSão Luís Terceira parcela do IPTU vence na próxima quarta-feira (7)

Terceira parcela do IPTU vence na próxima quarta-feira (7)

Terceira parcela do IPTU vence na próxima quarta-feira (7)

Os dados para pagamento da terceira parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU 2019, já estão disponíveis no portal da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz). Com vencimento previsto para a próxima quarta-feira (7), os contribuintes já podem acessar o site da Semfaz para emitir o boleto e efetuar o pagamento.

Em casos de parcelas em atraso, o contribuinte poderá emitir os boletos vencidos, com acréscimos de juros e multas e quitar o tributo. O IPTU é um dos principais impostos cobrados pela municipalidade. O tributo é revertido em diversas áreas, desde infraestrutura à limpeza urbana, dentre outras.

 

Ao emitir o boleto, o contribuinte deve ficar atento à opção de marcar a data de vencimento do imposto para o dia 7 de agosto, e também para as formas de pagamento especificadas em cada um dos boletos.

Emissão IPTU

Para emitir o documento, o cidadão deve acessar o endereço eletrônico da Semfaz (www.semfaz.saoluis.ma.gov.br) e buscar o item IPTU ou o banner rotativo. Caso precise recuperar a inscrição imobiliária do imóvel, deve verificar os carnês antigos do IPTU. Caso o cidadão não tenha um carnê antigo e nem CPF/CNPJ cadastrado no sistema, o mesmo deverá se deslocar ao setor de Atendimento da Semfaz, para solicitar a recuperação da inscrição imobiliária e/ou incluir CPF/CNPJ no cadastro.

O contribuinte que tiver dificuldades para emitir o boleto do imposto no portal do IPTU, poderá se dirigir ao Atendimento da Semfaz e solicitar a guia para pagamento, que poderá ser feito conforme especificado no documento.

Isenção IPTU

O contribuinte terá direito à isenção do IPTU 2019 caso possua um único imóvel residencial, nele resida e cujo valor venal seja de até R$ 53.500,00. Para solicitar isenção, o contribuinte deverá entrar com o pedido no setor de Protocolo da Semfaz, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, no setor de atendimento do órgão.

Formas de pagamento

Para contribuintes com CPF ou CNPJ vinculado ao cadastro, o pagamento poderá ser efetuado em qualquer agência bancária. Já os contribuintes sem CPF ou CNPJ vinculado ao cadastro podem realizar o pagamento nos canais de autoatendimento – caixa eletrônico, ou pelo aplicativo do Banco do Brasil. Lembrando também que o imposto poderá ser pago nos caixas eletrônicos do Banco do Brasil, nos canais de autoatendimento, com cartões de outras instituições financeiras.