HomeMaranhãoSão Luís Caminhões estão parados na BR-135 aguardando passagem por Tegram

Caminhões estão parados na BR-135 aguardando passagem por Tegram

Caminhões estão parados na BR-135 aguardando passagem por Tegram

Há 5 dias diversos caminhoneiros estão parados na BR-135, próximo à Vila Maranhão, esperando passagem pela triagem de grãos para descarregar ou abastecer o Porto do Itaqui. Segundo um dos caminhoneiros, só há um posto responsável pela triagem, o Posto Paizão.

Os caminhoneiros pagam R$ 25 para fazerem a triagem com multa de R$ 1,00 por hora, em caso de atraso. Na noite desta quinta-feira (1°), segundo o denunciante, houve um assalto a um caminhão. Outro problema é que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) estaria multando os caminhões estacionados ao longo da rodovia. A PRF e o Posto Paizão ainda não se manifestaram sobre o caso.

Já a Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) informou que as operações no Porto do Itaqui seguem dentro da normalidade, com todos os berços e o Pátio de Regulação de Carretas (PRC) sem alterações. “O aumento de volume de caminhões na BR135 deu-se em razão da antecipação de parte dos transportadores com veículos destinados ao terminal
de grãos, que não observando o agendamento, chegaram antes do previsto”, disse.

Para evitar congestionamento na BR135, o Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram) conta com uma área de apoio logístico
(posto) com capacidade para 600 caminhões. Nesta sexta-feira (02) havia 340 veículos neste espaço. As equipes do posto de triagem e do Tegram estão checando os veículos devidamente agendados na fila para remanejá-los, agilizando o descarregamento. Além disso, a EMAP disponibilizou 80 vagas para carretas de grãos no PRC.