De acordo com levantamento realizado pela Fecomércio/MA, o nível de intenção de consumo dos ludovicenses está +2,4% maior do que no mesmo período do ano passado. Com isso, esse resultado deverá influenciar positivamente as vendas para o Dia dos Pais, considerada uma das cinco principais datas comemorativas para o comércio local.
Um dos fatores que impulsionaram o crescimento da predisposição para o consumo foi a percepção dos ludovicenses quanto à situação no emprego atual, que melhorou +4,8% em relação a 2018. Esse otimismo está vinculado ao saldo de 4.131 novos postos de trabalho com carteira assinada criados na capital maranhense durante o primeiro semestre deste ano.
Outro indicador que apresentou melhora na comparação anual, segundo o levantamento da Fecomércio/MA, foi a percepção dos consumidores quanto à facilidade de obtenção de crédito, que avançou +14,7% entre julho de 2018 e o mesmo mês deste ano.
Ainda segundo pesquisa realizada pela Fecomércio/MA, o nível de inadimplência recuou -8,1% no mês de julho na comparação com o ano passado em São Luís, favorecendo a tendência de que os consumidores ludovicenses terão uma margem de crédito mais favorável para a aquisição dos produtos para a comemoração e para presentear no Dia dos Pais deste ano.
Com base nesses dados, a Federação do Comércio do Maranhão projeta que o volume de vendas relacionados ao Dia dos Pais deste ano deverá experimentar uma aceleração de +4,5% em São Luís na comparação com a mesma data do ano passado.