A equipe médica do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) abriu, na noite desta quinta-feira (18), protocolo de morte encefálica do jovem Gabriel Brenno Nogueira da Silva Oliveira, 21 anos. A informação foi divulgada em boletim nesta sexta-feira (19).
O protocolo é composto por três exames, dois clínicos e um de imagem, que devem ser realizados no prazo mínimo de 24 horas após sua abertura.
Gabriel Brenno deu entrada no HUT às 7h42,vítima de arma de fogo na região da cabeça próximo a nuca. Imediatamente foi encaminhado para o centro cirúrgico, onde passou por cirurgia neurológica para reparar os danos causados pela bala (drenar o hematoma diminuindo assim a pressão intracraniana).
Em nota, o HUT reiterou que a abertura do protocolo não é uma confirmação do quadro de morte encefálica, mas sim, a aplicação de testes e exames que irão confirmar ou não se Gabriel ainda apresenta atividade cerebral.
Inquérito
O 1º Distrito Policial investiga a tentativa de homicídio contra o estudante e já teria chegado aos suspeitos. Imagens de segurança mostram o carro que o suspeito andava.
A tese mais forte é mesmo de crime passional. Gabriel teria se envolvido com uma mulher comprometida e o marido dela é apontado como o principal suspeito. Os dois teriam se conhecido em uma academia e o companheiro da mulher, uma jovem comerciária, teria descoberto o caso extraconjugal através de mensagens no celular da esposa. No entanto, o homem, que trabalha no ramo da construção civil, teria dito a ela que “perdoava” a traição e os dois reataram.
O protocolo foi aberto após ter findado o prazo de 24 horas da realização da cirurgia, por conta do uso de sedativo, a equipe de saúde que acompanha Gabriel realizou uma reavaliação do seu quadro de saúde.
Leia também:
Imagens mostram possível suspeito de balear maranhense no PI