HomeNotíciasEducação Novo Curso de Medicina da UemaSul terá 40 vagas no 2º semestre de 2020

Novo Curso de Medicina da UemaSul terá 40 vagas no 2º semestre de 2020

Novo Curso de Medicina da UemaSul terá 40 vagas no 2º semestre de 2020

Uma das grandes novidades para esta edição do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES 2020) é o curso de Medicina, que será ofertado pelo Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UemaSul). As provas da primeira etapa serão realizadas no dia 20 de outubro; e da segunda etapa, no dia 24 de novembro de 2019.

A criação do curso de Medicina representa o fortalecimento das políticas públicas de saúde e educação na Região Tocantina e contempla a meta 14 do Plano de Governo proposto pelo governador Flávio Dino, que abrange a melhoria da saúde e o aumento do número de médicos no Estado. “Com essa responsabilidade, fortalecemos a expansão da UemaSul e consolidamos o nosso protagonismo regional”, afirmou o vice-reitor da instituição, Expedito Barroso.

O PAES deste ano já contempla o novo curso, onde serão ofertadas 40 vagas para ingresso no segundo semestre de 2020. “Os últimos detalhes estão sendo ajustados para receber a primeira turma do nosso curso de Medicina. Todas as questões relacionadas ao corpo docente, estrutura e as demais questões pedagógicas já foram encaminhadas e temos a certeza de que estamos construindo uma graduação que será referência”, afirmou a presidente da Comissão de Implantação do curso de Medicina, professora Sheila Elke Araújo.

Inscrições Mestrado

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo para o curso de Mestrado profissional em Letras, da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UemaSul), até o dia 23 de agosto de 2019. O curso, que é o primeiro da instituição e único da região na área das Letras, vai ofertar 20 vagas, com o objetivo de proporcionar ao professor da área de Letras, formação científica e cultural, ampla e aprofundada.

Aprovado em abril, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Mestrado está em consonância com o Plano Nacional de Educação (PNE) e as diretrizes estratégicas da UemaSul, previstas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

O Mestrado é destinado aos profissionais graduados em Letras, e em áreas do conhecimento que tenham afinidade com a temática central da área de concentração, considerando duas linhas de pesquisa: Literatura, Diálogos e Saberes; e Linguagem, Memória e Ensino. “A região não tem mestrado em Letras. Esse mestrado vem para atender uma demanda regional cumprindo a missão da UemaSul, de produzir e difundir conhecimentos, por meio do ensino”, afirmou a Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Alinne da Silva.