O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) disponibilizou nesta quarta-feira (10), 90 dos 96 serviços disponíveis pelos canais eletrônicos, como o portal Meu INSS e a Central Telefônica 135. Com isso, o órgão estima que, por mês, cerca de 674 mil cidadãos deixarão de ter que ir a uma agência do INSS para ser atendidos.
Alguns serviços continuarão sendo feitos nas agências, como perícia médica, prova de vida, avaliação social, entre outros que exijam a presença do segurado.
Confira alguns serviços que podem ser realizados pelos canais eletrônicos:
1. Aposentadoria por idade
2. Aposentadoria por tempo de contribuição
3. Pensão por Morte rural e urbana
4. BPC/Loas
5. Certidão de Tempo de Contribuição
6. Atualização de dados cadastrais do beneficiário
7. Seguro Defeso do Pescador Artesanal
8. Salário maternidade
9. Carta de Concessão de Benefício
10. Agendamento de Perícia Médica
11. Extrato de Imposto de renda
12. Cálculo de contribuições em atraso
13. Acordos Internacionais
14. Excluir desconto de mensalidade associativa do benefício
15. Revisão
16. Recurso
17. Cópia de processo
18. Resultado de perícia médica
19. Bloqueio do benefício para empréstimo consignado
20. Acordos Internacionais
Como acessar o Meu INSS
A Central de Serviços Meu INSS pode ser acessada por meio do site meu.inss.gov.br. A senha inicial pode ser conseguida pelo próprio portal após responder perguntas sobre dados pessoais, trabalhistas e previdenciários.
Anote a senha inicial. Ela será necessária para cadastrar sua senha definitiva, que deverá conter pelo menos nove caracteres com pelo menos uma letra maiúscula, uma letra minúscula e um número.