HomeCultura Convento das Mercês recebe Exposição Impressões Portuguesas durante as férias

Convento das Mercês recebe Exposição Impressões Portuguesas durante as férias

Convento das Mercês recebe Exposição Impressões Portuguesas durante as férias

O início do século XX assistiu ao auge do Modernismo em Portugal. Uma pequena amostra dessa arte multifacetada e neorrealista de gravuristas será trazida ao público de São Luís pela Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB) neste mês de julho. A Exposição Impressões Portuguesas já está aberta à visitação de férias, com gravuras de renomados artistas lusitanos e trabalhos manuais que remontam ao século XVII.

De acordo com o presidente da FMRB e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, a exposição foi inaugurada durante o Arraial das Mercês, realizado em parceria com o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Maranhão.

“Decidimos manter por mais tempo a exposição Impressões de Portugal, a fim de que o público em geral também possa ter contato com essas peças que contam um pouco também da nossa história e da cultura de língua portuguesa”, pontuou o presidente.

Uma das mais icônicas obras da exposição é a serigrafia O Tigre, de Júlio Pomar. Principal nome da terceira geração de modernistas portugueses, Pomar passeia pelo realismo e neorrealismo, com influência da expressividade de Portinari e da geometrização do cubismo de Picasso.

Outro grande nome da exposição é Jorge Pinheiro e seu abstracionismo geométrico, com tendências expressionista e figurativa. Completam o panteão Armando Alves, Zumiro, Aguiar, Luís Demée, e o pintor mais laureado pela elite brasileira, quando de sua passagem pelo país nos anos 1980, Rui Preto Pacheco, com seu autoretrato.

As gravuras passam a compor a partir deste mês de julho uma exposição de obras portuguesas, que incluem vasos tradicionais, medalhas e uma importante coleção de astrolábios do século XVII, época do início da colonização portuguesa no Maranhão. A exposição inclui também duas coleções raras dos Sermões do padre Antônio Vieira, ambas do início do século XX.

A Exposição Impressões de Portugal está aberta para visitação no museu da FMRB, às segundas-feiras, das 14h às 17h, de terça à sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. A entrada é franca.