HomeMaranhãoSão Luís Acusado de assassinar adolescente em Itapera vai a julgamento nesta segunda

Acusado de assassinar adolescente em Itapera vai a julgamento nesta segunda

Acusado de assassinar adolescente em Itapera vai a julgamento nesta segunda

O julgamento de Anselmo Bispo Ferreira Machado Júnior que assassinou um jovem de 15 anos, Jhousef Silva Gonçalves acontece nesta segunda-feira (08). O crime foi praticado porque a vítima havia postado foto em rede social fazendo gesto de uma facção contrária à do acusado. A vítima que era natural de Rosário estava a caminho da escola, quando foi morto por pelo menos 11 perfurações. O julgamento está sendo presidido pelo juiz Osmar Gomes dos Santos.

Anselmo Bispo Ferreira Machado Júnior é o autor de assassinato registrado no dia 3 de outubro de 2017, no bairro Itapera, zona rural de São Luís. O autor do crime foi preso no dia seguinte, durante uma operação conjunta do GSA, 1º E 6º bpm. Ao ser abordado, confessou o assassinato e conduziu as equipes policiais até o local onde havia escondido a faca tipo peixeira, utilizada no fato.

No dia em que foi preso, o Anselmo portava uma tornozeleira de monitoramento, o que ajudou a ser localizado, ele já havia sido preso pelo crime de roubo no ano de 2017. Ele foi encontrado no mesmo local onde matou o adolescente.

Em 10 de outubro de 2018, o juiz Osmar Gomes dos Santos proferiu decisão de pronúncia, determinando que o autor fosse submetido a julgamento perante o Tribunal do Júri, e também manteve a prisão preventiva dele.

De acordo com depoimento de uma testemunha, constante dos autos, Jhousef Silva Gonçalves teria ido a um shopping, dois meses antes do crime, com mais dois amigos, onde tiraram uma fotografia que circulou em grupo de WhatsApp. Na foto, eles faziam com as mãos sinal de uma fação criminosa, passando a ser ameaçados por integrantes da facção rival. A testemunha alegou não integrar facção e que tirou a foto somente por aventura, sem saber das consequências.

Atualmente preso em Pedrinhas (UPSL6 – São Luís 6), Anselmo Bispo Ferreira, responde a outro processo em tramitação na 3ª Vara Criminal, distribuído em 8 de junho de 2017 – roubo majorado, conforme consta no Jurisconsult, sistema de consulta processual do Tribunal de Justiça do Maranhão.