HomeMaranhãoSão Luís Péricles Rocha expõe telas no Ministério Publico do MA

Péricles Rocha expõe telas no Ministério Publico do MA

Péricles Rocha expõe telas no Ministério Publico do MA

Está em cartaz no Espaço de Artes Márcia Sandes, na Procuradoria Geral de Justiça, em São Luís, a “Mega Exposição” do artista plástico Péricles Rocha. As 11 telas podem ser conhecidas até o dia 31 de julho e mostram a singularidade deste reconhecido pintor de 72 anos.

Rocha tem 45 anos de carreira e destaca que as telas desta exposição são resultado de nove meses de trabalho iniciado no ano passado. As obras retratam santos, temas da natureza e cenas do cotidiano. “O artista é livre e o trabalho é uma terapia maravilhosa, gratificante”, afirmou, referindo-se à satisfação de produzir sua arte.

As cidades maranhenses de Santa Inês, São Benedito e Santa Quitéria são homenageadas por meio da pintura dos religiosos, assim como uma tela que reverencia a princesa e sacerdotisa do Benim, Nã Agontimé. Ela foi vendida na África, na Região do Daomé, e tornou-se escrava no Maranhão, onde fundou a Casa das Minas, em São Luís.

Exposição acontece na sede da PGJ

O artista utiliza uma técnica que mistura tinta acrílica com tintas naturais retiradas de plantas como o mucunã, o murici e casca de mangue pisado. Os tons naturais de coloração diversificada dão um toque peculiar e autêntico às obras.

A extração desses elementos naturais não agride o meio ambiente e foi aprendida no município de Alcântara, cidade onde Rocha fixou residência há mais de 30 anos. “Os barqueiros da cidade me ensinaram a técnica de obtenção dessas tintas que são utilizadas na pintura das velas dos barcos”.

O procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, e o diretor-geral da PGJ, Emmanuel Soares, receberam o artista. O chefe do MPMA parabenizou-o pelo seu trabalho, destacando que duas telas do artista plástica decoram o seu gabinete. “É uma satisfação receber o seu talentoso trabalho em nossa instituição”, afirmou.