HomeCultura Fé, matracas e espetáculo marcam celebrações e homenagens para São Pedro

Fé, matracas e espetáculo marcam celebrações e homenagens para São Pedro

Fé, matracas e espetáculo marcam celebrações e homenagens para São Pedro

Em homenagem e agradecimento às graças recebidas por intermédio de São Pedro, santo dos pescadores de acordo com a tradição católica, centenas de pessoas se reúnem em procissão na manhã desta quinta-feira (29), dia consagrado a ele. A festa em homenagem ao santo iniciou na noite de ontem (28), na Capela de São Pedro, no bairro da Madre Deus com participação de diversos grupos de bumba meu boi, que foram prestar suas homenagens até a manhã desta quinta (29). Às 17h, uma procissão terrestre dá seguimento às homenagens.

Grupos da capital e do interior do Maranhão dos sotaques de matraca, baixada e zabumba passaram pelo local, cada qual com seu brilho e características e foram acompanhados por curiosos, fiéis e turistas que se emocionavam com a tradição religiosa.

Além dos pescadores, São Pedro também é considerado protetor dos boieiros, novilhos e batalhões.

Na festa é tradição os integrantes das agremiações juninas subirem os 46 degraus da escadaria da capela para reverenciar a imagem do santo.

Dentro da capela, os brincantes realizam uma nova festa em frente à imagem de São Pedro, com as toadas que foram apresentadas nos arraiais.

O encontro de grupos de bumba meu boi na capela de São Pedro é um reflexo da devoção dos brincantes ao santo, que também é padroeiro dos pescadores, além de ser homenageado com festejos em vários locais do país.

Procissão terrestre

A procissão parte da capela de São Pedro às 17h e segue pela Rua São Pantaleão, Largo do Cemitério, Av. Ribamar Pinheiro e retorna à capela.