HomeCulturaSão João Arraial das Mercês recebe III Encontro da Comunidade Luso-Brasileira

Arraial das Mercês recebe III Encontro da Comunidade Luso-Brasileira

Arraial das Mercês recebe III Encontro da Comunidade Luso-Brasileira

Neste dia 27, a Fundação da Memória Republicana Brasileira e o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira no Maranhão realizam o Arraial das Mercês. O evento faz parte da programação do III Encontro das Comunidades Portuguesas do Norte do Brasil, que irá apresentar a cultura maranhense aos lusitanos e seus descendentes, e conta também com a parceria da Central de Bumba Boi da Baixada de Costa-de-Mão.

O evento é gratuito e aberto ao público em geral. Além da apresentação das danças tradicionais do período junino maranhense, haverá também venda de comidas típicas e a exposição de gravuras de artistas portugueses que compõe o acervo do museu da Fundação. As gravuras permanecerão abertas para visitação do público no horário de funcionamento normal do museu.

Para o presidente da FMRB e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, sediar o encontro das comunidades portuguesas é uma oportunidade para promover o intercâmbio cultural. “A parceria que hoje temos com o Conselho Luso-Brasileiro não só viabiliza a realização de cursos para as crianças da comunidade, como torna possível ações de promoção e valorização da nossa cultura, abrindo as portas do Convento das Mercês para todos”, afirmou o presidente.

“A parceria com a FMRB coroa um trabalho que temos desenvolvido com o Estado do Maranhão, no sentido de ampliar as relações Portugal/Maranhão. Além de difundir a cultura portuguesa, nós também temos como prioridade o desenvolvimento de atividades sociais e esportivas. É uma satisfação muito grande poder contribuir, em nome da comunidade portuguesa do Maranhão, com o desenvolvimento dessas ações”, destacou Júlio Moreira, presidente do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Maranhão.

Durante o Arraial das Mercês, irão se apresentar a banda da Escola de Música Bom Menino das Mercês, Tambor de Crioula Arte Nossa, Dança Portuguesa Império de Portugal, Boi de Maracanã, Boi de Pindaré e Boi de Axixá.