HomeMaranhão Morre em hospital idosa que foi resgatada em Vargem Grande

Morre em hospital idosa que foi resgatada em Vargem Grande

Morre em hospital idosa que foi resgatada em Vargem Grande

Morreu neste sábado (22) em São Luís no Hospital Clementino Moura, o Socorrão II, a mulher de 81 anos que foi resgatada pela Rede de Proteção ao Idoso em Vargem Grande, cidade a 172 quilômetros da capital.

Segundo vizinhos, há alguns meses a idosa Francisca das Chagas Oliveira teria sido abandonada na casa da sobrinha por uma filha. O corpo dela apresentava várias lesões. A filha e a sobrinha podem responder por abandono de incapaz, maus-tratos e tortura.

O corpo da idosa foi levado do necrotério do Socorrão II e, de acordo com a coordenadora do Centro Integrado de Apoio e Prevenção da Violência contra a Pessoa Idosa (CIAPVI), órgão vinculado à Defensoria Pública do Maranhão, Isabel Lopizic, já foi liberado.

 

MAUS TRATOS EM CODÓ

Um homem foi detido em Codó em abril deste ano, a 290 quilômetros de São Luís, suspeito de manter a própria mãe em situação degradante. A idosa foi resgatada por profissionais vinculados à Secretaria de Assistência Social na cidade, com apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Em 2018, foram mais de 60 idosos violados na faixa etária entre 60 a 98 anos. As idosas foram as vítimas mais comuns, com 38 dos casos registrados. e ainda 07 idosos com deficiência sofreram agressões. Até a primeira semana de junho, quase 40 pessoas da terceira idade sofreram algum tipo de abuso.