HomeCultura Dia Nacional do Tambor de Crioula terá programação especial no centro histórico

Dia Nacional do Tambor de Crioula terá programação especial no centro histórico

Dia Nacional do Tambor de Crioula terá programação especial no centro histórico

O Dia Nacional do Tambor de Crioula, comemorado nesta terça-feira, 18, terá programação especial com apresentação cultural, palestras, exibição de vídeos, lançamento de DVD entre outras atrações. O evento acontece na Casa do Tambor de Crioula, espaço vinculado à Secretaria de Estado da Cultura (Secma), Rua da Estrela, Praia Grande, centro histórico de São Luís.

A programação começa pela manhã, a partir das 9h, com exibição de filmes, bate papo com especialistas e palestra sobre Salvaguarda do Tambor de Crioula.

A tarde terá palestra com os integrantes do projeto ‘Punga dos Saberes’ que trabalha com ações educativas, de formação e de transmissão de saberes tradicionais. Logo depois os mediadores da Casa do Tambor fazem apresentação para relatar experiências de intercâmbio sobre o Tambor de Crioula e o Batuko, manifestação cultural de Cabo Verde.

No final da tarde haverá lançamento do DVD da Salvaguarda do Tambor de Crioula e CD registro de toadas.

A partir das 18h começa a apresentação dos grupos de tambor de crioula Proteção de São Benedito do Anjo da Guarda, Amor de São Benedito da Fé em Deus e Tambor de Leonardo.

O tambor de crioula é uma expressão genuinamente maranhense e reconhecida como patrimônio cultural brasileiro desde 2007. O ritmo intenso dos tambores é uma das características da manifestação que envolve ainda dança e canto. A dança apresenta uma particularidade: a punga. Durante a dança entre as mulheres (coreiras), o gesto indica saudação e convite para outra brincante entrar e sair da roda.