HomeMaranhãoSão Luís Junho Vermelho incentiva doação de sangue para evitar queda nos estoques

Junho Vermelho incentiva doação de sangue para evitar queda nos estoques

Featured Video Play Icon

A campanha Junho Vermelho alerta para a necessidade de incentivar as doações de sangue. No Maranhão, várias ações já estão sendo realizadas.

O objetivo da campanha é reforçar os estoques de bolsas de sangue do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar). A campanha segue até o dia 29 deste mês. Segundo a coordenadora do setor de captação do Hemomar, Socorro Ferreira, todo ano há uma queda no número de doações no período junino, prejudicando os estoques, que normalmente já operam em condições mínimas.

“Nossa meta com esta campanha é aumentar as doações em 20% em relação ao ano passado. Hoje, temos alguns tipos de sangue em condições mínimas e outros em condições críticas. Quando falamos de sangue, a conta nunca bate, a necessidade é sempre maior que a oferta de doadores”, destacou Socorro Ferreira, ao lembrar que as doações devem superar a barreira de conhecidos e familiares.

A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de que cada país tenha, entre 3% e 5% de sua população doadora de sangue frequente. No Brasil, o índice fica em 1,8%, enquanto em alguns países da Europa, cerca de 7%.