HomeMaranhãoSão Luís Comunidade bloqueia linha férrea contra a desapropriação de casas

Comunidade bloqueia linha férrea contra a desapropriação de casas

Featured Video Play Icon

Moradores da Vila Maranhão interditaram nesta sexta-feira (31) a linha férrea da Transnordestina por conta da retirada de famílias da área em cumprimento de medida judicial.

Em nota, a Ferrovia Transnordestina Logística esclareceu que o local mencionado pertence à União e que, na condição de concessionária do serviço público de transporte ferroviário de cargas e arrendatária da área, a empresa tem a obrigação de adotar medidas para evitar a ocupação ilegal da faixa de domínio. A linha férrea que passa pela Vila Maranhão está em operação e por ela circulam diariamente trens que transportam combustíveis, fertilizantes e contêineres, entre outros produtos.

A nota diz ainda que a empresa buscará se reunir com lideranças locais na próxima semana para intermediar o contato da comunidade com o Poder Público à procura de uma solução.

O Governo do Maranhão esclareceu que a ação tramita na justiça federal fora das atribuições do executivo estadual e que a área requerida pela Transnordestina se trata de uma ocupação consolidada com fins de moradia e com uma decisão de reintegração de posse contra duas famílias. Já a Prefeitura de São Luís informou que a equipe do Centro de Referência de Assistência Social já faz o acompanhamento desses moradores da Vila Maranhão e que nesta sexta-feira (31) duas famílias foram encaminhadas para abrigamento.