A Sala do Empreendedor vai receber, a partir desta terça-feira (21) até quinta-feira (23), uma programação especial de atividades como parte das ações da Semana do Microempreendedor Individual (MEI). O evento, realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebarae-MA) em parceria com a Prefeitura de São Luís, de 20 a 24 deste mês, tem como objetivo promover a capacitação dos microempreendedores por meio de oficinas, palestras e orientações técnicas nesse período.
As atividades na Sala do Empreendedor, que funciona nas instalações do Centro de Trabalho e Cidadania – Casa Brasil, no Anjo da Guarda, têm a coordenação da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan). A ações pela Semana do MEI no espaço visam atender cerca de 300 participantes microempreendedores da região Itaqui-Bacanga.
Entre as atividades realizadas na Semana do MEI, na Sala do Empreendedor, estão oficinas e palestras sobre ‘Empreendedorismo’, às 11h, e ‘Sei Controlar Fluxo de Caixa’, às 14h, ambas as atividades nesta terça-feira (21). Na quarta-feira (22), será realizada palestra sobre ‘Microcrédito Orientado’, às 9h, e a oficina ‘Serviços Online para o MEI’, às 14h. Nesse mesmo dia serão realizados ainda atendimentos aos parceiros, das 9h às 12h e das 14h às 18h, no local.
A Semana do MEI na Sala do Empreendedor encerra com as palestras ‘Formação de Preço’, às 9h, e ‘Sei Aumentar as Vendas’, às 14h. Também haverá atendimento aos parceiros, pela manhã e tarde, para prestar orientações acerca da formalização e melhoria da gestão do seu negócio e tirar dúvidas com relação à atividade.
Com a Sala do Empreendedor, além de desenvolver no espaço diversas atividades de apoio ao empreendedorismo, são prestados serviços básicos necessários à formalização e funcionamento de micro e pequenos negócios. Também fazem parte do conjunto de serviços oferecidos na Sala do Empreendedor a oferta de microcrédito produtivo, em parceria com instituições bancárias; e a realização de cursos, treinamentos, palestras e capacitações.
Serviços
Todos os serviços no espaço são realizados gratuitamente e implementado com estrutura de informática e funcionários capacitados para prestarem serviço de legalização e formalização do Microempreendedor Individual (MEI), das Microempresas (MPEs) e Empresas de Pequeno Porte (EPPs). Conforme dados da Seplan, no primeiro trimestre de 2019, foram realizados na Sala do Empreendedor, 276 atendimentos.