HomeCultura Iniciada programação da 17º Semana Nacional de Museus no Maranhão

Iniciada programação da 17º Semana Nacional de Museus no Maranhão

Iniciada programação da 17º Semana Nacional de Museus no Maranhão

Nesta segunda-feira (13) começa a 17º Semana Nacional de Museus, comemorada em todo o Brasil de 13 a 19 de maio. A abertura oficial do evento acontece, em São Luís, no auditório da Casa de Cultura Josué Montello, a partir das 14h, na Rua das Hortas, 327, centro de São Luís.

A Semana contará com programação especial realizada pelos museus e casas de cultura do Governo do Maranhão, vinculadas à Secretaria de Estado de Cultura (Secma), além de museus federais, privados e pontos de memória existentes no estado do Maranhão.

A temporada cultural é realizada, todos os anos, em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio). O tema desta edição, “Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições”, propõe um debate sobre o papel dos museus como centros produtores e, igualmente, receptores de práticas, costumes e pensamentos de nossa cultura.

Com atrações gratuitas e diversificadas os museus irão oferecer oficinas, exibição de filmes, ciclo de palestras, sarau cultural, exposições e visita mediada. As atividades acontecem em São Luís, Alcântara e Pindaré-Mirim.

Participam desta edição o Museu Histórico e Artístico do Maranhão (MHAM); Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho; Casa do Maranhão; Casa de Cultura Josué Montello; Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia; Casa de Nhozinho; Museu do Reggae; Museu Histórico de Alcântara; Casa do Divino; Palácio dos Leões; Forte Santo Antônio; Centro Cultural Engenho Central (Pindaré-Mirim); Fundação da Memória Republicana Brasileira; Casa do Tambor de Crioula; e Museus de Arte Sacra.

Confira aqui a programação completa.