Home Maranhão São Luís Campanha de vacinação antirrábica já imunizou mais de 145 mil animais

Campanha de vacinação antirrábica já imunizou mais de 145 mil animais

Campanha de vacinação antirrábica já imunizou mais de 145 mil animais

Com o objetivo de manter a saúde da população e dos animais de São Luís, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), tem realizado às sextas-feiras e aos sábados, nos distritos de saúde da cidade, a Campanha de Vacinação Antirrábica. A ação, que integra a política de saúde preventiva será encerrada neste sábado (11).

De acordo com o relatório da Semus, 160 mil animais já foram imunizados contra a raiva. Para garantir uma ampla cobertura, os vacinadores vão de casa a casa para imunizar os animais.

O trabalho, que iniciou em fevereiro passado, já imunizou 96.580 cães e 50.231 gatos, totalizando 146.811 animais.Para encerrar a campanha, que percorreu diversos bairros da capital, as equipes vão percorrer o Residencial Luís Bacelar, Residencial Amendoeira, Vila Nova, Cohajap, Conjunto Vinhais, Vila Collier, Rio dos Cachorros, Cajueiro, Ilha da Paz, Itapera, Vila Tiradentes, Residencial Ribeira I, Anjo da Guarda e Gancharia. Os agentes vão visitar as residências no horário das 8h às 12h.

No total, mais de 200 vacinadores se dividiram em horários específicos e integraram a campanha desde a sua fase inicial.

Mesmo como o encerramento da campanha, a vacina continuará disponível. Os donos de animais, cujos imóveis estiverem fechados no momento em que o vacinador passar, podem se encaminhar até a sede da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), situada na Estrada de Ribamar, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Por precaução, somente os animais doentes ou no último mês de gestação não foram vacinados. O último caso da raiva na capital maranhense foi registrado em 2013. A doença, de alta letalidade, pode ser transmitida por meio da mordida ou arranhadura do animal infectado.