Pacote de concessões do Governo Federal inclui terminais do Itaqui

Quatro terminais do Porto do Itaqui serão leiloados até o primeiro trimestre de 2020. A medida faz parte de um conjunto de ações da União para atrair investimentos privados na área de infraestrutura de todo o país.

A concessão das áreas portuárias para construção de quatro terminais para movimentação de granéis líquidos foi anunciada pelo Governo Federal junto com um pacote de concessões montado pelo Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos. A previsão do Governo é arrecadar R$ 1,6 trilhão com concessões nos próximos 30 anos.

O estudo de viabilidade técnica econômica e ambiental foi feito pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) e entregue ao Governo Federal ano passado. Com o aval, a expectativa é que as obras comecem em até 2 anos, assim que os processos de licitação das concessões forem concluídos.

Ao todo 59 projetos integram o plano de concessões, entre eles também estão a concessão para administração dos dois aeroportos que operam no Maranhão e rodovias federais.