HomeMaranhão Condutor é detido por transporte irregular de suínos na BR-316

Condutor é detido por transporte irregular de suínos na BR-316

Condutor é detido por transporte irregular de suínos na BR-316

Durante fiscalização, policiais rodoviários federais sentiram um forte odor em um veículo tipo caminhão boiadeiro que seguia na BR-316, sentido Caxias para Peritoró. Durante as diligências, foi constatado o transporte irregular de aproximadamente 100 animais suínos e de cinco animais equinos. O caso ocorreu nesta terça-feira (07), no Km 543 da BR 316.

Após breve acompanhamento tático, o veículo M.BENZ/ATRON 2324, de placas PDU-7146, de cor vermelha, foi abordado no km 533. A PRF acionou a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED), unidade Caxias, que compareceu para realizar os procedimentos cabíveis.

Questionado a respeito, o passageiro do caminhão, declarou ser proprietário dos porcos e que iria conduzi-los até a cidade de Maracaçumé (MA). Ele informou ainda que os animais na cidade de Pedra (PE) pelo valor de, aproximadamente, 30 mil reais.

Também afirmou que foi notificado no posto da AGED-MA de Timon/MA, tendo sido inclusive lavrado um auto de infração no valor de 5 mil reais. Na nota fiscal dos suínos, há um carimbo do agente fiscal determinando o retorno dos animais ao estado de origem, determinação esta que foi desobedecida pelo autor.

Diante das constatações de ocorrências de Peste Suína Clássica (PCS), no estado do Piauí, e considerando a existência de corredores sanitários, exclusivos, para facilitar a fiscalização e diminuir os riscos de propagação de doenças, bem como a probabilidade dos suínos terem sido embarcados em regiões de disseminação de doenças, e ainda a ausência de atestado de sanidade dos equinos, foi constatada, em tese, a prática do crime previsto no artigo 61 da Lei de Crimes Ambientais por parte dos autores.

A destinação dos animais ficou a cargo da AGED. O motorista e passageiro foram conduzidos para Delegacia de Polícia Civil em Caxias/MA.