HomeMaranhãoSão Luís Cintra abre mais de 700 vagas em cursos do IEMA

Cintra abre mais de 700 vagas em cursos do IEMA

Cintra abre mais de 700 vagas em cursos do IEMA

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) lançou, nesta segunda-feira (6), o edital com vagas de cursos profissionalizantes e oficinas, que serão ofertadas na modalidade presencial, por meio do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), no Cintra, bairro do Anil. Ao todo, estão sendo ofertadas 734 vagas para 13 cursos profissionalizantes, sendo: 78 novas vagas e 656 vagas com candidatos pré-inscritos para efetivação de matrículas.

Os candidatos pré-inscritos devem se dirigir ao Centro de Ensino Integrado do Rio Anil (Cintra) até a próxima sexta-feira (10), das 8h às 12h; 14h às 17h ou das 19h às 21h, para efetivação de matrículas. O não comparecimento para efetivação da matrícula implicará na disponibilização da vaga para novo candidato. No ato da inscrição, o candidato deverá informar os dados pessoais e demais solicitados na ficha de inscrição que contém em anexo no edital e apresentar cópias dos seguintes documentos: carteira de identidade; CPF e comprovante de residência.

Os demais interessados poderão fazer a inscrição para concorrer a outras 78 novas vagas. Caso o número de inscritos supere o quadro de vagas, serão abertas listas de espera, para a ocupação das vagas que não forem ocupadas.

Estão sendo ofertados os cursos de Artes Plásticas, Inglês Básico, Cabeleireiro, Música, Corte e Costura, Instalação e Manutenção de Ar Condicionado, Cuidador de Idoso, Reparo e Manutenção de Celulares, Dança, Robótica Educacional, Estética, Tortas e Salgados e Informática Básica, que têm carga horária entre 80 a 160 horas.

De acordo com o reitor do IEMA, Jhonatan Almada, as vagas garantem mais oportunidade para maranhenses que desejam se qualificar e possivelmente terem maiores chances de se empregar e/ou gerar sua própria renda. “Com essa ação, queremos democratizar o acesso à educação profissional para jovens e adultos de uma comunidade que é muito grande. Nós temos responsabilidade com esta primeira grande ação do IEMA no Cintra e na região do Anil para que as pessoas tenham acesso à educação profissional com a qualidade que já conseguimos conquistar e imprimir no trabalho. A confiança e credibilidade foram conquistadas ao longo de quatro anos de muito trabalho e seriedade na aplicação do recurso público”, destacou o reitor.

“Esse edital representa o primeiro grande ato da fusão do IEMA com o Cintra. Agora, gradativamente, o Cintra será transformado em IEMA e receberá cursos técnicos de tempo integral e cursos profissionalizantes, sempre visando o acesso das pessoas ao mercado de trabalho. Então, hoje assinamos o edital e amanhã as matrículas começarão, para no próximo dia 20 já iniciarmos os cursos”, pontuou o secretário adjunto de Educação Profissional e Inclusão Social da Seduc, André Bello.