Home Maranhão Mais 28 imigrantes venezuelanos estão a caminho do Maranhão

Mais 28 imigrantes venezuelanos estão a caminho do Maranhão

Mais 28 imigrantes venezuelanos estão a caminho do Maranhão

Um grupo de 38 venezuelanos, que chegou a São Luís no início desta semana, pertence a uma etnia indígena do país vizinho. O Governo do Estado recebeu a informação de que pleo menos outros 28 imigrantes estão a caminho do Maranhão.

Todos os venezuelanos foram acolhidos e levados para um abrigo no bairro Cohab, onde recebem alimentação e cuidados de secretarias ligadas ao município e estado.  Dos 30 imigrantes, 16 são crianças ou adolescentes que estavam sendo colocados pelos adultos para pedir dinheiro em locais públicos da capital. Todos estão atrás de melhores condições de vida e trabalho no estado.

O grupo entrou no Brasil em 2016, teriam passado por Manaus, Belém e agora na capital maranhense. São considerados refugiados do país que algum tempo, atravessa uma crise política e econômica.

IMIGRANTES RESGATADOS

Essa não é a primeira vez que um grupo de refugiados chega no Maranhão. Ano passado, 25 africanos foram resgatados próximo ao litoral maranhense. Eles viajaram clandestinamente em uma embarcação precária com destino ao Brasil. Depois de 29 dias de viagem, uma tempestade danificou as velas da embarcação, deixando os passageiros à deriva por quase cinco dias. Eles foram resgatados por um pesqueiro.

Africanos chegando ao litoral maranhense.

IMIGRAÇÃO

A imigração venezuelana para o Brasil resulta do cenário de crise em que vivem os venezuelanos. Essa crise perpassa questões políticas, econômicas e sociais. A porta de entrada dos venezuelanos para o Brasil é o estado de Roraima, que faz fronteira com a Venezuela. Só nesta última terça-feira (30), 848 imigrantes entraram no Brasil.

A Organização dos Estados Americanos (OEA) prevê mais de 5 milhões de imigrantes da Venezuela em 2019,  o número total de imigrantes e refugiados poderá ficar em entre 5,39 e 5,75 milhões até o final de 2019. Se permanecer a atual tendência, o total de imigrantes e refugiados venezuelanos chegará a entre 7,5 e 8,2 milhões no final de 2020.