Home Maranhão Venezuelanos estão em abrigo na capital e devem regularizar a situação no país

Venezuelanos estão em abrigo na capital e devem regularizar a situação no país

Featured Video Play Icon

Famílias de venezuelanos, que chegaram na capital maranhense há poucos dias na capital maranhense, foram encaminhadas para abrigos. Eles vieram para o Maranhão em busca de mais qualidade de vida.

Ele vieram para o Brasil há três anos fugindo dos problemas que a Venezuela, país onde nasceram, enfrenta. O idioma que predomina entre os imigrantes não é o castelhano, mas o waraos, mesmo nome da etnia indígena da qual pertencem.

Após serem encontrados na rodoviária, foram levados para abrigo localizado no bairro Cohab pela Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP). No local, passaram a receber alimentação e cuidados de secretarias ligadas ao município e ao estado. A maioria dos imigrantes é formada por crianças ou adolescentes, que estavam sendo colocados pelos adultos para pedir dinheiro em locais públicos de São Luís.

A acolhida dos refugiados é apenas o primeiro passo. Além do abrigo e alimentação, eles receberão assistência médica e apoio para regularizar a situação no país. O apoio quanto à documentação deve ser dado pela Defensoria Pública da União.

No ano passado, 25 africanos foram resgatados próximo ao litoral maranhense. Eles viajavam clandestinamente em uma embarcação precária com destino ao Brasil. Depois de 29 dias de viagem, uma tempestade danificou as velas da embarcação, deixando os passageiros à deriva por quase 5 dias. Eles foram resgatados por um pesqueiro