Home Maranhão São Luís MP solicita uso de urnas eletrônicas em eleição dos Conselhos Tutelares

MP solicita uso de urnas eletrônicas em eleição dos Conselhos Tutelares

MP solicita uso de urnas eletrônicas em eleição dos Conselhos Tutelares

Membros do Ministério Público do Maranhão solicitaram, em reunião realizada na manhã desta terça-feira (16), na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em São Luís, apoio técnico e a cessão de urnas eletrônicas para as eleições de 2019 dos representantes dos Conselhos Tutelares, nos municípios maranhenses.

O requerimento, assinado pelo procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, e pelo coordenador do Centro Operacional da Infância e Juventude (CAOp-IJ), promotor de justiça José Frazão Sá Menezes Neto, foi entregue ao presidente do TRE, desembargador Cleones Carvalho Cunha.

Do MPMA, também participaram da reunião o diretor da Escola Superior do Ministério Público do Maranhão, Márcio Thadeu Silva Marques, e o promotor eleitoral Pablo Bogéa.

A concessão de urnas eletrônicas pela Justiça Eleitoral para o pleito dos Conselhos Tutelares já foi garantida em estados como Sergipe, Bahia, Paraíba e Tocantins.

Igualmente estiveram presentes na audiência o diretor-geral do TRE, André Menezes Mendes; o secretário de Informática do TRE, Gualter Gonçalves Lopes; o coordenador de Sistemas Eleitorais, José Wagner Sales; a secretária de Administração e Finanças, Débora Márcia Soares Veras.

A eleição dos componentes dos Conselhos Tutelares vai ser realizada no dia 6 de outubro de 2019.

“O Ministério Público do Maranhão trabalha para assegurar a lisura e eficiência do processo eleitoral do Conselho Tutelar, que é um órgão fundamental para garantir os direitos das crianças e adolescentes”, afirmou o procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho.

Para o promotor José Frazão, a utilização das urnas eletrônicas é importante para que seja garantida a regularidade das eleições, além de propiciar maior agilidade na apuração dos votos e declaração dos vencedores em todo o estado.