Infraero prevê crescimento no fluxo de passageiros em aeroportos do MA

O Aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís, deve receber cerca de 21 mil passageiros no feriado de Páscoa, entre 18 e 22 de abril, o que representa um aumento de 11,75% na comparação com o mesmo feriado do ano passado, entre  29 de março e 02 de abril, quando o aeroporto maranhense recebeu 18.809 passageiros. Já o Prefeito Renato Moreira, em Imperatriz, deve registra um aumento de 14%, segundo projeções da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

Os levantamentos levam em conta a oferta de assentos das empresas aéreas para o período. Para garantir a fluidez nas operações e no funcionamento de toda infraestrutura aeroportuária durante o feriadão, uma série de ações foram adotadas para atender ao aumento do fluxo de passageiros e manter o conforto e a segurança dos usuários.

No período da Páscoa são esperados, no aeroporto da capital, 175 pousos e decolagens, 0,8% a mais que as 162 operações registradas na Páscoa de 2018. O Cunha Machado está localizado em uma região estratégica do estado, entre o Norte e o Nordeste. Em 2018, mais de 1,58 milhão de passageiros transitaram pelo terminal, que tem capacidade para receber até 5,1 milhões de viajantes.  

Operam regularmente no terminal três companhias aéreas: Latam, Gol e Azul, com 24 voos diários, cujos principais destinos são Recife (PE), Imperatriz (MA), Guarulhos (SP), Belém (PA), Brasília (DF), Confins (MG), Fortaleza (CE) e Rio de Janeiro (RJ). 

Imperatriz – Em 2018, passaram, na Páscoa, pelo aeroporto de Imperatriz 3.136 pessoas, enquanto, para este ano a estimativa é de 3.575 viajantes. A demanda de aeronaves também será maior, passando de 57 para 65 pousos de decolagens, na comparação. 

Com capacidade para receber 2,1 milhões de passageiros por ano, foram registrados em 2018, mais de 280 mil viajantes, entre operações de embarque e desembarque. Atualmente, o terminal opera de segunda a sábado das 00h às 18h e domingo das 01h às 19h, conta com quatro voos diários, além de conexões, das companhias Azul e Latam, que interligam Imperatriz a São Luís (MA), Guarulhos (SP) e Brasília (DF).