Home Maranhão Alcântara Festa do Divino deste ano já prepara procissões, missas e tradições

Festa do Divino deste ano já prepara procissões, missas e tradições

Festa do Divino deste ano já prepara procissões, missas e tradições

A cidade de Alcântara prepara os últimos detalhes para a realização da tradicional Festa do Divino, uma das principais celebrações religiosas do país, que este ano acontece entre os dias 29 de maio e 09 de junho.

Com investimentos de R$ 300 mil,  Alcântara espera 50 mil visitantes nos 12 dias de festa, que conta com participação ativa da população local.

“É uma celebração tradicional com muitas dimensões e que envolve toda a população, com custos altos para a preparação nos diversos pontos em que as celebrações acontecem.”, diz a secretária municipal de  Cultura de Alcântara, Marcelina Serrão.

 

Tradição e ancestralidade

A festa do Divino Espírito Santo é um ritual do Catolicismo Popular marcado pela presença significativa de mulheres – as caixeiras – que tocam instrumentos musicais denominados caixas do Divino.

Além de procissões e missas, o evento tem música, dança, queima de fogos e distribuição de licores e doces de espécie, típico da região. O ponto alto acontece no final de semana do Domingo de Pentecostes.

 

Mais embarcações e cais reformado

Para garantir que os milhares de turistas tenham acesso à cidade, serão garantidos o fornecimento de embarcações extras durante o período da festa.