Home Maranhão Assembleia aprofunda discussão sobre acordo para uso da Base de Alcântara

Assembleia aprofunda discussão sobre acordo para uso da Base de Alcântara

Assembleia aprofunda discussão sobre acordo para uso da Base de Alcântara

Nesta segunda-feira (25), foi realizada uma audiência na Assembleia Legislativa do Maranhão para discutir e cobrar mais transparência no acordo de Salvaguardas Tecnológicas firmado entre Brasil e Estados Unidos para uso da Base de Alcântara.

A Reunião com o presidente da Assembleia Legislativa do Estado contou com a presença de deputados estaduais, federais, prefeitos e vereadores da cidade de Alcântara. Além disso, a audiência contou com representantes de movimentos em defesa das comunidades locais.

Na ocasião, o prefeito da cidade de Alcântara, Anderson Araújo, defendeu que todos os pontos do acordo sejam melhor esclarecidos para que a população não seja prejudicada. Já os representantes de movimentos em defesa das comunidades quilombolas temem que a população seja ainda mais prejudicada com o acordo.

O líder da frente em Defesa da Base de Alcântara na Assembleia, deputado estadual, Rafael Leitoa (PCdoB), além do presidente da casa, deputado estadual, Othelino Neto (PCdoB), reforçaram o compromisso de acompanhar a negociação entre os países e em defesa dos interesses da região.

Senadores da base do governo e da oposição também vão discutir mais profundamente o uso comercial do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão. O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, deve participar de audiência pública já aprovada pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) para debater o assunto.