Home Maranhão São Luís Procon notifica empresas por cobrança na venda de ingressos pela internet

Procon notifica empresas por cobrança na venda de ingressos pela internet

Procon notifica empresas por cobrança na venda de ingressos pela internet

O Procon/MA iniciou, nesta semana, a notificação de estabelecimentos que praticam a cobrança de taxa de conveniência pela venda online de ingressos. Segundo julgado do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do dia 12 de março, a taxa é considerada venda casada e também configura outras práticas abusivas, vedadas pelo Código de Defesa do Consumidor (art. 39, I, V, IX e X).

O custo pela venda não pode ser repassado ao consumidor apenas porque a empresa optou por vender os ingressos online, sendo assim, deve ser de inteira responsabilidade do estabelecimento. Isso porque a venda de ingressos pela internet alcança um público superior à venda feita presencialmente, favorecendo somente os promotores e produtores de eventos.

Nesta semana, o Procon/MA está notificando as empresas que prestam esse tipo de serviço. Após a notificação, os estabelecimentos têm o prazo de dez dias para apresentar esclarecimentos e também extinguir a cobrança da taxa.

Segundo a presidente do órgão, Karen Barros, os direitos dos consumidores devem ser respeitados e as irregularidades precisam ser denunciadas. “Precisamos garantir que o consumidor tenha acesso aos eventos culturais por um preço justo, independentemente da forma como é feita a venda de ingressos. Não é justo que as empresas repassem os gastos operacionais com a venda de ingressos online aos seus consumidores”, enfatizou a presidente.

Fique atento e exija os seus direitos. Caso encontre irregularidades, denuncie pelo app, site ou em uma de nossas unidades físicas de atendimento.