Home Maranhão São Luís Casa de Apoio Ninar realiza atividades para crianças com Síndrome de Down

Casa de Apoio Ninar realiza atividades para crianças com Síndrome de Down

Casa de Apoio Ninar realiza atividades para crianças com Síndrome de Down

Crianças se divertiram com as brincadeiras, atividades integrativas e a degustação do cardápio especial do piquenique realizado, nesta quarta-feira (20), na Casa de Apoio Ninar, em São Luís. A ação reuniu crianças com Síndrome de Down e seus familiares assistidos no equipamento da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

A programação dá continuidade às atividades em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado no 21 de março. A equipe multiprofissional da Casa de Apoio Ninar acompanhou as crianças no piquenique e estimulou o aprendizado dos familiares sobre alimentação saudável durante rodas de conversa.

Doze crianças participaram do segundo dia da programação especial em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down. “Preparamos o piquenique que vai ajudar no estímulo das crianças. O nosso principal trabalho é ajudar essas crianças a desenvolverem sua autonomia”, afirmou a diretora da Casa, Patrícia Sousa.

Com o acompanhamento da equipe da Casa de Apoio Ninar, Tatiana Santos, mãe da Maria Isis, 3 anos, comemorou o desenvolvimento da criança. A família participou da roda de conversa sobre nutrição, ampliou os conhecimentos e tirou várias dúvidas. “A palestra foi muito boa para tirar dúvidas sobre a alimentação, que toda mãe tem, independente do filho com down ou não. Precisamos saber quais são os melhores alimentos, o valor nutricional e a funcionalidade para fazer as comidinhas dos nossos filhos com mais amor”, contou.

A funcionária pública Charliane Pereira Pinto, mãe de Maria Isadora, 2 anos, destaca os resultados dos ciclos de atendimento na Casa de Apoio Ninar. “O atendimento aqui é muito bom. Tem um aprendizado, uma troca de experiência que é muito importante para estimular minha filha. Vamos aplicar em casa tudo que aprendemos com a palestra e o momento do piquenique”, destacou.

Durante a roda de conversa, a nutricionista Eulina Trindade Costa apresentou os benefícios dos alimentos ricos em neuronutrientes. “Além de apresentar os alimentos ricos em neuronutrientes, falei dos alimentos ricos em fibras. A musculatura intestinal das crianças com Down é hipotônica, eles sofrem mais facilmente com a constipação intestinal. Ressaltamos, também, os cuidados com as alergias alimentares, como a lactose e glúten. Apresentei alternativas para substituição desses alimentos”, disse.