Home Maranhão São Luís Unidade de Radioterapia do Hospital do Câncer passa por vistoria

Unidade de Radioterapia do Hospital do Câncer passa por vistoria

Unidade de Radioterapia do Hospital do Câncer passa por vistoria

O Ministério Público do Maranhão, por meio da 2ª Promotoria de Justiça da Defesa da Saúde, acompanhou na manhã desta segunda-feira, 11, uma inspeção nas obras da Unidade de Radioterapia do Hospital do Câncer do Maranhão, que está sendo construída em área anexa ao Centro de Saúde Genésio Rêgo, no bairro da Vila Palmeira, em São Luís.

A promotora de justiça Glória Mafra esteve presente na vistoria ao lado dos secretários de estado da Saúde, Carlos Lula, e da Comunicação e Articulação Política, Rodrigo Lago. O presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), Rodrigo Lopes da Silva, e a secretária-adjunta de Engenharia da Secretaria de Saúde, Thais Farias, também acompanharam a vistoria.

Com recursos do Governo Federal, as obras preveem a construção de um bunker, que é o espaço destinado para instalação do acelerador linear – equipamento usado para o tratamento de radioterapia em pacientes com câncer. A etapa estrutural da obra foi concluída, e o restante das etapas devem ser finalizados no segundo semestre deste ano, de acordo com a Secretaria de Saúde.

A nova estrutura deverá ampliar a oferta de atendimento oncológico no estado, diminuindo a fila de espera a esse tipo de tratamento. Em média, 500 pacientes serão atendidos por mês. Para a promotora Glória Mafra, o novo aparelho de radioterapia irá atender de forma mais humanizada os pacientes com câncer e é resultado de ação conjunta do Ministério Público e dos órgãos estaduais para a obtenção dos recursos junto ao Ministério da Saúde.

A titular da 2ª Promotoria de Justiça da Defesa da Saúde relatou que, desde que o Ministério da Saúde anunciou o plano de expansão de radioterapia, em 2012, o Ministério Público do Maranhão se empenhou em busca da elaboração e aprovação do projeto para a construção do bunker e a instalação do acelerador linear.