Home Maranhão Vídeos traçam novos caminhos para a redução da violência contra a mulher

Vídeos traçam novos caminhos para a redução da violência contra a mulher

Featured Video Play Icon

Lançado neste Dia Internacional da Mulher (08) um documentário que trata sobre as mulheres vivendo sem a violência. Órgãos públicos mapearam casos no estado e traçaram novos caminhos no enfrentamento a esse tipo de violência.

A partir desta sexta começaram a ser exibidos vídeos em forma de documentários para elaborar propostas institucionais e de políticas públicas voltadas para as mulheres. Os vídeos são gravados por vozes maranhenses e reforçam o importante trabalho social: como o cantor maranhense Zeca Baleiro e os profissionais da comunicação Adalberto Melo e Robson Júnior.

Durante quatro meses no ano passado, representantes do Poder Judiciário, Ministério Público, Policiais Civil e Militar, Defensoria Pública Estadual, Secretarias da Mulher, Saúde, Educação e Assistência e Universidades reuniram-se para debater novos caminhos para reduzir as várias formas de violências praticadas contra as mulheres.

A busca é pela redução da violência praticada contra mulheres e mais igualdade de gêneros. Atividades que já são desenvolvidas se forma bem organizada no estado do Maranhão, com a colaboração de vários grupos de trabalho.

O objetivo desse trabalho é criar mecanismos de enfrentamento para mudar essa realidade, considerada pela ONU a maior pandemia do século XXI. Em mais de 420 horas de reuniões presenciais, esses grupos de trabalho elaboraram 442 propostas para reforçar políticas públicas e mobilizar a sociedade e gestores não só para a violência contra a mulher, após o crime, mais também principalmente da prevenção e do acolhimento a ser dado às vítimas e aos filhos.