Home Maranhão Arquidiocese de São Luís lança Campanha da Fraternidade

Arquidiocese de São Luís lança Campanha da Fraternidade

Arquidiocese de São Luís lança Campanha da Fraternidade

Nos idos anos quarenta, em razão da forte crise econômica e social que abatera a capital potiguar, Natal, a Ação Social Católica, entidade precursora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), lança importante campanha de conscientização e arrecadação mobilizando grande número de norte-rio-grandenses.

Desta semente, a Cáritas-Brasil, instituição da Igreja Católica com atuação no país, lançou um projeto nacional que deveria ser realizado na Quaresma para que os dons arrecadados como fruto dos pilares quaresmais, a saber: a oração, o jejum e a caridade, fossem convertidos em ajuda fraterna. O projeto foi intitulado Campanha da Fraternidade – CF. A partir de 1964, a Campanha passa a funcionar ordinariamente em todo o país com participação de todas as dioceses com tema e lema definidos.

A Campanha da Fraternidade 2019 traz por tema “Fraternidade e políticas públicas”, e lema, “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1, 27). O objetivo da Campanha deste ano é “estimular a participação em políticas públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais da fraternidade”. Ainda, segundo o documento base, “refletir sobre Políticas Públicas é importante para entender a maneira pela qual elas atingem a vida cotidiana, o que pode ser feito para melhor formatá-las e quais as possibilidades de se aprimorar sua fiscalização”.

O bispo auxiliar da Arquidiocese, dom Esmeraldo Barreto, explica que, “em preparação à Páscoa de Jesus, a Quaresma é oportunidade singular para aprofundarmos a vivência da fé em Jesus Cristo que implica a vivência do amor às pessoas, considerando também as realidades em que vivem. Em nossa cidade, município, estado e em nosso país, há problemas que são gritantes aos quais não podemos ficar indiferentes!” E acrescenta, “tratar desse tema como CF não atrapalha em nada a Quaresma, ao contrário é uma forma de vivenciar a espiritualidade (caridade) quaresmal. Se o levarmos a sério, será uma grande oportunidade para que, questões tão relevantes, não fiquem reservadas aos gabinetes do poder legislativo, executivo ou judiciário. Poderemos assumir gestos que marcarão a vida da nossa rua, da comunidade, do bairro, do município, da região metropolitana e da área continental também”.

 

Campanha 2019 na Arquidiocese

O lançamento da Campanha da Fraternidade 2019, na Arquidiocese de São Luís, ocorrerá este ano no Multicenter Sebrae, Cohafuma,, no sábado 09 de março, com concentração a partir das 14h30. A santa missa, às 17h, será presidida pelo arcebispo metropolitano, dom José Belisário da Silva, e reunirá, padres e diáconos, religiosos e religiosas, autoridades e o povo de Deus. A celebração marca a abertura oficial da CF 2019 na Igreja de São Luís.