Home Maranhão Nova mesa diretora do TRE-MA toma posse nesta terça

Nova mesa diretora do TRE-MA toma posse nesta terça

Featured Video Play Icon

Às 16h desta terça-feira (26), os desembargadores Cleones Cunha e Tyrone Silva tomam posse como presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão logo após o segundo assumir a vaga de membro efetivo para o qual foi eleito em 12 de dezembro.

Currículos

O desembargador Cleones Carvalho Cunha nasceu em 10/02/58 na cidade de Tuntum (MA). Bacharel em Direito pela UFMA (1981), já foi professor, corregedor do TRE-MA entre 1993 e 1997, diretor da Esmam, corregedor do TJMA no biênio 2012/2013 e presidente do órgão nos anos de 2016 e 2017. Aprovado em primeiro lugar em concurso do Ministério Público Estadual, foi promotor de Justiça da Comarca de Pindaré-Mirim entre os anos de 1983 e 1984. Igualmente, logrou os primeiros lugares nos concursos para professor da UFMA (1985) e, no ano seguinte, para o cargo de juiz. Na magistratura, exerceu funções judicantes nas comarcas de Vitorino Freire, São Bento, Coroatá e São Luís. Já na capital, no dia 10/11/99, foi promovido por merecimento para o cargo de desembargador. É mestre em Direito Canônico pelo IPDC-RJ/Universidade Gregoriana, membro da Sociedade Brasileira de Canonistas, da Academia Maranhense de Letras Jurídicas, do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (Cadeira nº 25) e membro eleito da Academia Ludovicense de Letras, além de bacharel em Teologia pelo Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (IESMA)/ Faculdade Católica do Maranhão.

Tyrone José Silva, nascido em 27/05/1952, assumiu o cargo de desembargador do TJMA no dia 24/06/15. Formado em Direito pela UFMA, tem especialização em Ciências Jurídicas pela UFMA e pós-graduação em Direito Processual Civil pela UFPE. Entre as funções e cargos exercidos incluem-se o de procurador-geral do município de São Luís, diretor-geral da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, professor da Esmam e de Direito Administrativo no CEUMA. Como juiz, foi titular nas comarcas de Guimarães, São Mateus, Barra do Corda e Chapadinha. Em São Luís, atuou como juiz auxiliar da Corregedoria Geral de Justiça, juiz do Juizado Especial de Defesa do Consumidor e juiz da 1ª Vara da Infância e da Juventude e 4ª Vara Cível. Foi também juiz auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça e membro da Primeira Turma Recursal Cível e Criminal. Na Justiça Eleitoral, em São Luís, foi juiz auxiliar da Corregedoria e da Presidência do TRE, além de membro substituto.