Home Maranhão São Luís Livro sobre história do movimento quilombola é lançado em SL

Livro sobre história do movimento quilombola é lançado em SL

Livro sobre história do movimento quilombola é lançado em SL

Resultante de extensa pesquisa realizada durante trabalho de campo em comunidades quilombolas e estudos sobre o movimento negro no Maranhão, o livro Movimento Quilombola no Maranhão apresenta uma profunda análise a respeito das diferenciações, leituras políticas e disputas entre dois segmentos organizados dessas comunidades: a Associação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas do Maranhão (ACONERUQ) e o Movimento Quilombola do Maranhão (MOQUIBOM), tornando-o uma relevante contribuição para os debates e reflexões sobre o tema.

Além disso, traça um percurso detalhado das lutas quilombolas maranhenses, com base em uma minuciosa observação das formas de atuação da ACONERUQ e do Moquibom, bem como suas estratégias de ação, permeando os financiamentos e as ocupações públicas utilizados como recursos políticos por tais instâncias. São demonstrados, ainda, os pontos de encontro e desencontro entre os dois grupos e os desafios enfrentados na realização da presente investigação.

O autor da obra, Igor Thiago Silva de Sousa, esteve hoje (26), no Bom Dia Maranhão falando sobre o lançamento do livro. Confira: